Categories: Agricultura

Clima favorece culturas de inverno no Rio Grande do Sul

Clima favorece implantação das culturas de inverno no Rio Grande do Sul.

Semeadura do trigo avançou na última semana e a perspectiva de estabelecimento das lavouras é muito boa em função.

A semeadura do trigo avançou na última semana e a perspectiva de estabelecimento das lavouras é muito boa em função da umidade e das condições climáticas favoráveis até o momento, apesar dos transtornos causados pelo temporal ocorrido na madrugada da terça-feira (12/06). De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (14/06), a área cultivada com o cereal atinge 45% da área no Estado, sendo que nas regiões administrativas da Instituição de Santa Rosa e Ijuí esse percentual ultrapassa pouco mais de 60%.

Produtores que cultivam trigo avaliam positivamente a atual cotação do produto, que na semana atingiu os R$ 41,07 pela saca de 60 quilos. “Especula-se que, uma vez mantido, tal valor poderá garantir pequena rentabilidade para a atividade nesta safra”, comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

A cultura da canola está em final de implantação, restando poucas áreas a serem semeadas. As lavouras apresentam boa emergência e os produtores continuam a realizar a aplicação de herbicidas pelo grande volume de azevém e aveia já emergido na cultura. “As condições de clima ameno vêm favorecendo o crescimento das plantas, proporcionando rápido acúmulo de matéria seca nas lavouras. A cultura em seus estágios iniciais tem boa resistência a variações climáticas, mas com a boa umidade e temperatura, o desenvolvimento inicial deve garantir produtividades superiores às obtidas na safra passada”, explica Moura.

A cevada também está em implantação no RS, especialmente na calota Norte do Estado. Produtores realizam tratos culturais, e as primeiras áreas em desenvolvimento se encontram com bom padrão. Na próxima edição do Informativo Conjuntural, a Emater/RS-Ascar divulgará os primeiros dados da lavoura no RS.

#clima #favor #culturas #inverno #RioGrandedoSul

FONTE: EMATER – RS.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

Aquela soneca extra de 10 minutos pode estar deixando você ainda mais cansado ao longo do dia; entenda por que isso acontece

O problema não está apenas em dormir mais, mas em interromper o cérebro no momento…

46 minutos ago

7 plantas que criam sombra natural nas varandas e fazem o ambiente parecer muito mais fresco e confortável durante as tardes mais quentes do verão

Algumas espécies conseguem transformar a sensação térmica da varanda ao criar camadas de sombra, reduzir…

2 horas ago

5 habilidades impressionantes dos cães que as pessoas nunca vão conseguir competir

Muito além da obediência: algumas capacidades dos cães continuam desafiando a ciência e explicam por…

23 horas ago

5 plantas para fazer quintais pequenos parecerem muito maiores e criar uma profundidade visual surpreendente

Com as plantas certas, até poucos metros quadrados podem ganhar camadas, altura e uma sensação…

23 horas ago

9 curiosidades sobre o corpo humano que acontecem diariamente sem que a maioria das pessoas perceba o que está ocorrendo

O corpo humano realiza milhares de ajustes silenciosos por dia para manter equilíbrio, proteção, energia…

1 dia ago

This website uses cookies.