Categories: Agricultura

IBGE estima safra de 2016 de 195,9 milhões de toneladas

IBGE estima safra de 2016 de 195,9 mi de toneladas, com queda de 6,5% ante 2015. Pela primeira vez no ano estimativa de produção de soja não é recorde, diz Instituto.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de maio estima uma safra de 195,9 milhões de toneladas em 2016, um recuo de 6,5% em relação à produção de 2015, quando totalizou 209,4 milhões de toneladas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9/6). A nova projeção é ainda 4,6% menor do que o previsto em abril, com 9,5 milhões de toneladas a menos. Se confirmada, será a maior queda em volume (13,5 milhões de toneladas) da série histórica iniciada em 1975.

Publicidade

Área colhida

A estimativa da área a ser colhida pelos produtores agrícolas brasileiros em 2016 é de 57,7 milhões de hectares, um crescimento de 0,2% em relação a 2015, quando foi de 57,6 milhões de hectares. Em relação à estimativa de abril, a área recuou 1,4%. O arroz, o milho e a soja – os três principais produtos da safra nacional – responderam por 87,4% da área a ser colhida e 92,5% da estimativa da produção. Na comparação com 2015, houve acréscimo de 2,7% na área da soja e redução de 0,4% na do milho. A área de arroz teve redução de 9,1%. Quanto à produção, houve recuo de 0,4% para a soja, de 11,6% para o arroz e queda de 14,1 % para o milho, quando comparadas a 2015.

Soja

Um dos destaques  do Levantamento é que pela primeira vez no ano a estimativa para a produção de soja em 2016 não foi recorde, de acordo com o IBGE. Desde 2013 a produção de soja vinha batendo recordes no país.

Segundo o gerente da Coordenação de Agropecuária do Instituto, Carlos Antonio Barradas, apesar do aumento de 2,7% da área plantada de soja, o produtor vai colher menos soja por causa da seca. O rendimento médio caiu 1,6% em decorrência das longas estiagens enfrentadas em vários Estados e, em especial, na região do cerrado.”Os problemas climáticos estão afetando a produtividade”, disse Barradas. A redução nas previsões de produção para a soja e o milho, em especial da 2ª safra, cuja estimativa caiu 11,1%, foram as principais influências na redução da estimativa de produção de grãos para o País em 2016.

Em relação à estimativa de abril, a previsão para a soja caiu 1,7%, somando 96,8 milhões de toneladas para o ano. Já a do milho foi 9,6% menor que a estimada de abril, para 73,5 milhões de toneladas. No caso do milho, Mato Grosso, Paraná e Goiás são os Estados que mais provocaram impacto nos dados nacionais no levantamento de maio.

Além desses produtos, o trigo terá produção 13,2% maior em 2016 do que a estimada em abril. De acordo com Barradas, isso reflete a previsão de aumento de 75,8% do rendimento médio do produto no Rio Grande do Sul, após dois anos de queda de produção. Com isso, cresce a disposição dos produtores em investir em tecnologia para a safra.

No caso do arroz, houve muita chuva no Rio Grande do Sul, responsável por 71,9% da produção. Isso atrasou o plantio e dificultou o desenvolvimento da safra. Com isso, a produção de arroz será 4,3% menor que a estimada em abril.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.

Carolaine

Published by
Carolaine

Recent Posts

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

11 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

11 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

11 horas ago

Ovos e a gema laranja: sinal de qualidade?

Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…

12 horas ago

7 espécies de suculentas essenciais para decorar sua casa

O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…

12 horas ago

Vitamina para queda de pelo em cachorro: como escolher?

O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…

12 horas ago

This website uses cookies.