Categories: Agricultura

Raça Brahman desenvolve programa de avaliação genômica

A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) firmou parceria com a UNESP Araçatuba e o Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, para realizar a avaliação genômica dos reprodutores da raça no país.

Na primeira fase, a equipe da entidade liderada pelo diretor executivo Rodrigo Rodrigues está a campo para coletar material dos touros em centrais de inseminação e em projetos pecuários espalhados pelo Brasil. A expectativa é reunir amostras de mais de 200 reprodutores até o final de 2015, aumentando o universo em etapas seguintes do projeto.

Publicidade

“O próximo passo será o envio desses materiais para a equipe da UNESP Araçatuba, liderada pelo prof. Fernando Garcia, para a análise de DNA e uso de marcadores moleculares para identificar os animais que transmitem as características produtivas e reprodutivas desejáveis”, explica Alexandre Ferreira, presidente da ACBB.

Fertilidade, umbigo e peso ao nascer são as primeiras características a ser analisadas pela equipe da UNESP Araçatuba. “Estamos trabalhando para aprimorar as características desejáveis dos reprodutores Brahman, pensando nas próximas gerações de animais. A produtividade da pecuária brasileira avança rapidamente e a raça tem todas as condições para ser uma opção ainda mais importante na cadeia da produção de carne de qualidade”, explica Ferreira.

Segundo o diretor executivo Rodrigo Rodrigues, o objetivo é ter, possivelmente já no próximo ano, “informações genômicas (Diferenças Esperadas de Progênie – DEPs) dos reprodutores para orientação aos criadores que utilizam a genética Brahman, além de atrair outros que esperavam esse tipo de informação de alta confiabilidade para investir na raça”.

A etapa final é reunir as informações zootécnicas dos reprodutores com DEPs genômicas para intensificar a seleção genética da raça para atender aos requisitos da pecuária moderna.

Todo esse trabalho está perfeitamente alinhado com o PMGZ, programa de melhoramento oficial da raça Brahman. Segundo Cristiano Botelho, gerente comercial do PMGZ, todas as informações fenotípicas da raça Brahman no Programa servirão de base para o trabalho de determinação das DEPs genômicas a ser feito pela equipe do professor Fernando Garcia, da UNESP – Araçatuba.

Mais informações sobre a raça Brahman no site: www.brahman.com.br, telefone (34) 3336-7326 e e-mail: brahman@brahman.com.br

 

Gustavo Cezario

Published by
Gustavo Cezario

Recent Posts

Mercado do boi gordo: O sinal de alerta da cota China

As incertezas sobre as exportações afetaram o mercado do boi gordo. Confira os preços da…

8 minutos ago

Safrinha: 2 números que valem mais que o preço do milho

O custo por saca produzida determinou quem lucrou na safrinha. Dados de 102 fazendas revelam…

21 minutos ago

A reação dos cavalos a som, luz e movimento que entrega mais sobre o ambiente do que muita gente imagina… e isso muda tudo no que você achava que sabia

Cavalos interpretam mudanças ao redor com uma sensibilidade que transforma sons, luzes e movimentos em…

2 horas ago

5 lições que mostram a importância do autocontrole

A importância do autocontrole se revela na impressionante capacidade de dominar impulsos primitivos em momentos…

11 horas ago

This website uses cookies.