Suplementação para bovinos no período seco será destaque na 2ª Expobur 2015, em Rondônia.
Em países localizados no trópico sul é comum entre os meses de abril e setembro, as chuvas reduzirem e o ar ficar mais seco, o que chamamos de período seco. Nessa época, a quantidade e qualidade da forragem das pastagens são limitadas, o que faz com que diminua o valor dos nutrientes como proteína, energia e minerais.
É comum que os animais sofram um déficit nutricional e o pecuarista pode ter alguns prejuízos como: a diminuição do crescimento e perda de peso, redução na produção de leite e na taxa de fertilidade.
Para atenuar esses problemas e proporcionar uma alimentação adequada durante este período, os pecuaristas devem investir em um planejamento nutricional adequado a sua produção e fornecer suplementos minerais que contenham proteína e energia, além de macro e microminerais. “No momento de adquirir o suplemento é importante avaliar os níveis de garantia, os ingredientes que o compõe, o consumo esperado e a recomendação técnica. Em última análise, é necessário que o produtor avalie não somente o quanto investirá na suplementação, mas o retorno sobre o capital aplicado quando a suplementação é realizada de maneira correta”, explica José Leonardo, zootecnista e gerente de produtos ruminantes.
Segundo relatório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013 o estado de Rondônia abateu 2,2 milhões de cabeças de gado e ficou classificado como o sétimo maior produtor brasileiro de carne bovina. Na produção de leite, Rondônia tem uma média acima de 2,2 milhões de litros de leite por dia, sendo considerado o maior produtor de leite da Região Norte e o nono do país.
Entre os dias 1 e 5 de julho, será realizada a 2ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur 2015), em Buritis (RO), e o evento contará com exposições de produtos e máquinas agrícolas, concurso leiteiro, cavalgadas, rodeio regional e shows.
A Guabi – um dos maiores produtores de rações, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes do país – estará presente e irá proporcionar aos visitantes a oportunidade de tirar dúvidas sobre a suplementação ideal para bovinos criados a pasto além de apresentar sua completa família de suplementos minerais, a linha Guabiphos.
Para a fase de recria e engorda a Guabi disponibiliza o Guabiphos Engorda VM, suplemento com 18% de proteína bruta e o aditivo melhorador de desempenho Virginiamicina. Este suplemento propiciará ganho de peso adicional de aproximadamente 120 g/animal/dia, se comparado ao suplemento ureado.Quando o objetivo é maximizar ainda mais o ganho de peso de bovinos manejados em regime de pasto, é fundamental o uso de suplementos que disponibilizem maior quantidade de proteína e energia. O fornecimento de carboidratos, presentes em suplementos proteinados e rações de semi-confinamento, resultam em maior ganho de peso e maior produtividade por área.
Para ganho de peso adicional, superior a 200 g/cabeça/dia, a Guabi recomenda o Guabiphos 30 RM Secas (consumo de 1 g/kg de peso vivo animal). No entanto, para ganho acima de 300 g/cabeça/dia, o recomendado é o Guabiphos Supripasto 30 RM. Trata-se de um suplemento proteico/energético, com 30% de proteína bruta, alto teor de NDT (energia) e monensina sódica.
Desenvolvido para vacas leiteiras criadas a pasto, com produção de leite moderada (até 10 kg de leite por dia), o Guabiphos Lactage Protéico é um suplemento mineral protéico energético mais indicado. A qualidade dos ingredientes e os níveis nutricionais do produto favorecem o incremento do consumo e digestabilidade da forragem.
Além da ênfase nos produtos voltados para a pecuária, a Guabi levará para a Expobur 2015 a completa linha Pirá, desenvolvida especialmente para a alimentação de peixes, em todas as suas fases de crescimento e necessidades nutricionais.
Sobre a Guabi
A Guabi Nutrição e Saúde Animal, empresa que há mais de 40 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade e confiabilidade para a nutrição e saúde de todos os animais. Hoje é uma das maiores fabricante de rações e suplementos do Brasil, sempre focada em atender às necessidades de diferentes espécies, em todas as fases produtivas.
Fortemente presente nas áreas de negócios em nutrição para peixes, camarões e equinos, além de ruminantes, soluções em núcleos e premixes e produtos para pequenos e médios produtores, a Guabi atualmente conta com seis unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo (em Sales Oliveira,SP), Minas Gerais (em de Pará de Minas e Além Paraíba), Goiás (em Anápolis), Mato Grosso (em Rondonópolis) e Pernambuco (em Goiana), além do Escritório Nacional em Campinas/SP e dois Centros de Distribuição, em Natal/RN e Pecém/CE.
Fonte: O Nortão. Autor: Bruna Marques.
O cachorro que acorda a dona de forma drástica virou a nova sensação da internet…
cangurus lutando em áreas residenciais assustam moradores, mas o fenômeno esconde disputas territoriais intensas determinadas…
Ondas sísmicas geradas por fortes terremotos no Caribe atravessam o oceano Atlântico e alcançam o…
O preço do milho registra forte disparidade entre as regiões produtoras e o mercado consumidor…
O preço da soja saca de 60 kg apresenta fortes variações entre as praças brasileiras.…
Fique por dentro das oscilações no preço da novilha gorda neste final de semana. Veja…
This website uses cookies.