Categories: Agricultura

Agricultores: Renda com produção agroecológica

Agricultores familiares ampliam a renda com produção agroecológica.

Com o sistema de produção que integra, de maneira sustentável, a horta e com a criação de galinha caipira, cerca de 30 famílias, beneficiárias do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF/MDA), aumentaram a renda e promoveram importantes transformações na vida de centenas de pessoas em Nova Rosalândia (TO) e de municípios vizinhos.

Depois de algumas tentativas frustradas com o plantio convencional, os agricultores familiares da Associação Pequenos Produtores Rurais Monte Alegre de Pium, decidiram mudar a forma de produção, substituindo os insumos químicos por adubos orgânicos no cultivo das hortaliças e na criação de peixes. O resultado foi uma produção mais saudável com grande aceitação na região.

Para o agricultor Elivandro Ribeiro, o conhecimento e a assistência técnica qualificada fizeram a diferença. “No começo foi bem difícil. Vimos na produção agroecológica uma alternativa de melhorar o ganho e a produção. Tivemos ajuda do técnico que nos orientou em todo o processo de transição. Montamos as hortas circulares e passamos a utilizar o esterco das aves e os restos das hortaliças como adubo e as galinhas na prevenção de pragas nas hortas. O resultado foi surpreendente.”

Mais conhecida como ‘Comunidade Só Se Vendo’, a associação comercializa a produção pelos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae) e nas feiras de agricultores familiares em quatro municípios da região.

“Nossa vida melhorou bastante, além de termos aumentado nossa renda e a qualidade de vida de nossas famílias, ainda somos responsáveis pelo alimento saudável que as pessoas consomem. Isso é muito gratificante”, disse a presidente da associação, Irene Maria de Andrade.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais. O programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passiveis de desapropriação.

Além da terra, o financiamento – que tem juros e prazos bem acessíveis – disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode ser individual ou coletivo.

Gerido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), o programa já beneficiou mais de 136 mil famílias, sendo 3.798 destas no Tocantins.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Aspargo-Alfinete: O arbusto ornamental que suporta vento, calor e variações climáticas e os nutrientes que mantêm a folhagem sempre vibrante

O aspargo-alfinete combina resistência natural com uma folhagem delicada, mas sua aparência depende diretamente da…

2 horas ago

O comportamento curioso da coruja e por que sua imagem de mistério não nasceu por acaso, já que seus hábitos e sentidos realmente a colocam em outro nível entre as aves

A combinação de visão adaptada à escuridão, audição extremamente precisa e hábitos silenciosos fez da…

3 horas ago

Mercado do boi gordo pode virar no fim de 2026; Entenda

O mercado do boi gordo segue pressionado, mas a redução do confinamento e as incertezas…

15 horas ago

Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida em 2026

O preço do leite ao produtor subiu 10,4% em abril, impulsionado pela menor oferta e…

15 horas ago

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

18 horas ago

This website uses cookies.