Categories: Agricultura

Soja: Tudo pronto para setembro

Conforme segmento, mobilização é para que a semeadura da nova safra comece assim que o Vazio chegar ao fim.

 

Publicidade

A pouco menos de 20 dias para a largada da nova safra brasileira de soja, que sempre tem início por Mato Grosso, os produtores começam a revelar suas estratégias na tentativa de amenizar os impactos do alto custo de produção, em uma safra que antes mesmo de ser plantada dá indícios de que será a de menor retorno dos últimos cinco, seis anos. Para driblar, especialmente, o peso do custo de produção, a semeadura antecipada deve nortear a sojicultura mato-grossense, e os primeiros hectares deverão estar semeados já na segunda semana de setembro.

 

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), há forte tendência de que a semeadura de soja seja iniciada em setembro, logo após o fim do período do Vazio Sanitário, intervalo de 90 dias que veta a existência de plantas vivas de soja no Estado. Ainda conforme a entidade, o maior indicativo de que o plantio será antecipado está na opção pelas variedades de soja adquiridas. “A maioria vai plantar sementes precoces e semiprecoces para amenizar a pressão da ferrugem asiática usando menos fungicidas e, assim, diminuindo os riscos e os custos”.

 

Com a opção pela antecipação, o produtor que planta ainda em setembro tem condições de colher em janeiro e vender a produção em um momento de preços remuneradores sem o peso da ‘boca de safra’, já que a produtividade de variedades precoces e semiprecoces não é das melhores, e então, se tenta compensar com o preço. Além de resguardar a lavoura do período crítico das chuvas e da alta incidência da ferrugem, há tempo hábil para realizar a safrinha, cultivo que garante uma renda extra dentro do mesmo ano-safra.

 

A antecipação será a estratégia do produtor rural em Tapurah, Silvésio Oliveira. “Optamos por plantar a semiprecoce, que tem produtividade alta e colheremos em janeiro”. A busca por altas produtividades também são focos desta safra, já que os preços da saca não estão reagindo e seguem pressionados pela projeção de grande oferta em 2015.

 

Como explica o diretor técnico da Aprosoja/MT, Nery Ribas, a janela ideal para o plantio do grão, entretanto, é em outubro. “Em setembro é mais arriscado plantar, pois não temos o regime de chuvas adequado e o potencial produtivo não será aproveitado em sua totalidade”, alerta.

 

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas em Mato Grosso estarão acima da média, mas ainda assim os acumulados variam de 40 a 80 milímetros. “As chuvas mais expressivas devem ocorrer na segunda quinzena do mês, mas serão irregulares e não ocorrem ao longo do mês”, explica o meteorologista Celso Oliveira. Segundo ele, o retorno da chuva ocorre de forma gradual a partir da segunda quinzena de outubro e só se regulariza em novembro.

 

A CAUTELA – Prova de que os produtores estão cautelosos aguardando um bom momento são os números de comercialização da safra 2014/15 no mercado futuro. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até julho apenas 8% da estimativa de produção, em mais de 27 milhões de toneladas, tinham sido fechados, enquanto que no mesmo período do ano anterior eram 31%. Segundo o Imea, a expectativa do mercado é de preços baixos para a próxima safra, então as empresas não estão pagando valores remuneradores neste momento, até porque com o desenvolvimento da safra norte-americana e a aposta em recorde de produção por lá, há um clima de esperar para se ter a certeza da consolidação das boas perspectivas no hemisfério Norte. A colheita deve ter início nos próximos dias.

 

Enquanto as dúvidas e as incertezas regem o comportamento ‘pré-plantio’, especialmente do lado do sojicultor, eles sabem apenas que terão de errar o mínimo para obter o máximo das lavouras, pois a grande certeza até agora é que eles estão próximos de dar início a safra mais cara da história do Estado, onde cada hectare, conforme a média do Imea, está em R$ 2,4 mil.

 

Fonte: Diário de Cuiabá. Autor: Marianna Peres.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

15 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

15 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

15 horas ago

Ovos e a gema laranja: sinal de qualidade?

Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…

15 horas ago

7 espécies de suculentas essenciais para decorar sua casa

O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…

15 horas ago

Vitamina para queda de pelo em cachorro: como escolher?

O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…

15 horas ago

This website uses cookies.