O cafezinho de todo dia é um grande aliado no combate às doença cardiovasculares, consideradas a principal causa de morte entre a população. De acordo com a reportagem publicada no Jornal da USP, um estudo epidemiológico comprovou que compostos fenólicos, encontrados em quantidades razoáveis na bebida, têm efeito protetor contra doenças do coração. A pesquisa foi realizada pela doutoranda Andreia Miranda, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
Com base em dados colhidos junto à secretaria municipal de saúde, ela analisou o consumo diário de café e a ingestão de seus polifenóis por homens e mulheres com idade acima de 20 anos.
Durante o estudo, a pesquisadora entrevistou algumas pessoas e reuniu informações sociodemográficas e de estilo de vida como renda familiar, atividade física e tabagismo. Além disso, também foram feitas coleta de sangue para referências bioquímicas, medição antropométrica (peso e altura) e avaliação da pressão arterial. A pesquisa demonstrou que o efeito protetor do café para doenças cardiovasculares ocorreu em pessoas que consumiram a bebida moderadamente. As concentrações de polifenóis na bebida são mantidas mesmo em cafés com leite, expresso e coado.
O artigo, intitulado “Association between coffee consumption and its polyphenols with cardiovascular risk factors: a population – based study”, foi publicado em janeiro na revista Nutrients Open Access Human Nutrition Journal, Basel, da Suíça.
Muito antes dos cálculos computadorizados, os incas desenvolveram técnicas capazes de absorver terremotos, distribuir cargas…
A Saudi Aramco apresentou o motor DHE (Dedicated Hybrid Engine), um motor híbrido criado do…
O lote de bezerros Nelore da Santa Cruz surpreende o mercado com potencial de 300…
Confira o preço da soja saca de 60 kg hoje nas principais praças do Brasil.…
Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja a disparidade de…
O preço da vaca gorda registra oscilações importantes e altas em praças estratégicas. Confira a…
This website uses cookies.