Receita mineira de Lasanha de Palmito

Compartilhar

Festival gastronômico movimenta Pirapanema, em Muriaé. Agricultores deixam de lado o campo para receber os turistas.

 

O distrito de Pirapanema pertence ao município de Muriaé, localizado na Zona da Mata mineira. O clima é bucólico, parece que estamos no século XIX.

Os 1900 habitantes se apressam para colocar tudo em ordem. Pintam as casas, reformam os letreiros, enfeitam tudo com flores, um esforço para resgatar tradições e o jeitinho acolhedor de Minas Gerais. Impossível não se sentir em casa durante o festival de gastronomia.

Quase todos os moradores possuem algum vínculo com a zona rural, mas durante o festival, eles diversificam um pouco as atividades e trabalham para atender bem os 60 mil turistas esperados. As casas ganham decoração especial, viram restaurantes e os investimentos, em alguns casos, passam de R$ 100 mil.

Quem for ao festival vai saborear diversos pratos tipicamente mineiros, alguns com ingredientes colhidos nos quintais das propriedades, como a lasanha de palmito.

Lasanha de Palmito

Ingredientes

1/2 quilo de palmito pupunha in natura cozido
2 peitos de frango já temperados
1 copo (200 ml) de óleo
1 cubo de caldo de galinha
2 tomates sem pele picados
3 colheres de sopa de molho picante
1/2 litro de água
2 litros de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
250 gramas de molho de tomate
1 lata de milho verde
1 lata de creme de leite sem soro
Sal, presunto e mussarela a gosto

Modo de Preparo
Molho
Refogue o peito de frango com óleo e caldo de galinha. Adicione molho picante, tomate e água. Deixe cozinhar por 20 minutos e desfie o frango. Acrescente o leite, a farinha de trigo e o molho de tomate. Quando levantar fervura, colque o milho, a azeitona e, por último, o creme de leite.

Montagem
Intercale camadas de molho vermelho, palmito cozido, presunto e mussarela. Finalize com molho e mussarela e um pouquinho de farinha de rosca. Leve ao forno para gratinar.

 

Fonte: G1 de MG


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: