Meteorologia: Previsão do tempo CPTEC/INPE 26/01/2016

BRASIL:

A influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda persiste em parte do país, deixando o dia com muitas nuvens e pancadas de chuva fortes e localizadas no sul do PA, TO, GO (menor chance no sul), centro-sul da BA, grande parte de MG, ES e norte do RJ.

Em algumas das localidades citadas poderão ocorrer volumes significativos de chuva. Pancadas de chuva de forma isolada devem ocorrer também no AM, parte RO, sudeste do AC, região central e leste do PA e do MA.

Na Região Nordeste do país, a influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) posicionado sobre o Oceano Atlântico adjacente, contribui juntamente com a forte difluência para a ocorrência de pancadas de chuva em grande parte do interior nordestino e costa norte. Na faixa litorânea leste ocorrerá chuva no decorrer do dia.

REGIÃO CENTRO-OESTE:


No sudoeste de MS: predomínio de sol. No sudeste de MT, nordeste de MS e sul de GO: possibilidade de pancadas de chuva. No norte de GO e nordeste de MT: nublado com pancadas de chuva. No leste de MS: sol entre nebulosidade variável. Nas demais áreas de MS e sul e sudoeste de MT: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36°C no oeste de MS.

No sul e oeste de MS e sudoeste de MT: predomínio de sol. Nas demais áreas de MS e sul e oeste de MT: sol e poucas nuvens. No norte e nordeste de MT, norte e leste de GO e no DF: nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável com chance de pancadas de chuva a partir da tarde. Temperatura estável. Temperatura máxima: 38°C no oeste de MS. Temperatura mínima: 17°C no interior de GO.

No nordeste de MT e norte de GO: nublado com pancadas de chuva. No sul de GO e extremo nordeste de MS: possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. No centro-sul e oeste de MS e sudoeste de MT: predomínio de sol. No sudeste e oeste de MT e demais áreas de MS: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.

Tendência: No norte e nordeste de MT e norte de GO: nublado com pancadas de chuva. No sul de GO e extremo sudeste de MT: nebulosidade variável e pancadas de chuva a partir da tarde. No centro-sul e oeste de MS: predomínio de sol. Nas demais áreas de MS e sul e oeste de MT: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável.

REGIÃO NORDESTE:

No litoral leste do RN até AL: chuva isolada. No leste de SE até leste da BA: muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas da região: muita nebulosidade com pancadas de chuva localizadas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34°C no noroeste do MA.

No norte do MA, litoral do RN até litoral de AL: chuva isolada. Nas demais áreas do RN, PB, PE, AL, SE, nordeste da BA e sudeste do CE: possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No leste da BA e litoral de SE: muitas nuvens e chuva. Nas demais áreas da região: muita nebulosidade com pancadas de chuva localizadas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 34°C no norte do MA. Temperatura mínima: 19°C no sul da BA.

Tendência: No litoral do MA até CE e litoral da BA: muitas nuvens e chuva. No litoral leste do RN até litoral de AL: chuva isolada. Nas demais áreas da região: muita nebulosidade com pancadas de chuva localizadas. Temperatura estável.

REGIÃO NORTE:

No AP, noroeste do PA, em RR, sul do AC e sul de RO: sol e poucas nuvens. No centro-sul do PA, sudeste do AM e no TO: nublado com pancadas de chuva. No nordeste do PA: possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 40°C no norte de RR.

No AP, noroeste do PA, em RR, sul do AC e sul de RO: sol e poucas nuvens. No centro-sul do PA, sudeste do AM e no TO: nublado com pancadas de chuva. No nordeste do PA: possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável. Temperatura máxima: 38°C no nordeste do AM. Temperatura mínima: 18°C no noroeste de RR.

Tendência: No centro-sul do PA e no TO: nublado com pancadas de chuva. No nordeste do PA e oeste do AC: possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. No centro-sul de RO, demais áreas do AC, extremo sul do AM, noroeste do PA, no AP e em RR: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.

REGIÃO SUDESTE:

No centro-leste e sudoeste de MG e norte do RJ: pancadas de chuva localizadas. Nas demais áreas do RJ: encoberto com chuva isolada. No Vale do Paraíba, centro-sudoeste e oeste de SP: sol e variação de nuvens. No Triângulo Mineiro, norte, nordeste de SP e sul de MG: possibilidade de pancadas de chuva. No litoral norte e sul de SP: possibilidade de chuva. Nas demais áreas de MG: nublado com pancadas de chuva. Temperatura amena em pontos isolados. Temperatura máxima: 30°C no oeste de SP.

No Triângulo Mineiro: possibilidade de pancadas de chuva. No sul do RJ e Vale do Paraíba: possibilidade de chuva. No litoral sul de SP: chuva isolada. No interior e leste de MG e nordeste de SP: pancadas de chuva à tarde. No sul de MG, demais áreas de SP: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: nublado com pancadas de chuva. Temperatura estável. Temperatura máxima: 30°C no oeste de SP. Temperatura mínima: 13°C na Serra da Mantiqueira.

No Vale Histórico e centro-norte de SP: possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas de SP: sol e poucas nuvens. No leste do RJ: chuva isolada. Nas demais áreas do RJ: possibilidade de pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.

Tendência: No sul e oeste de SP: sol e poucas nuvens. No leste de SP e capital do RJ: possibilidade de pancadas de chuva à tarde. No norte de MG e no ES: nublado com pancadas de chuva. Nas demais áreas da região: nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas. Temperatura estável.

REGIÃO SUL:

No sul e sudeste do RS: sol e variação de nuvens. No oeste da região: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 38°C no oeste do RS.

No litoral do PR e leste de SC: muitas nuvens e chuvas isoladas. No oeste e sul do PR, oeste de SC, no norte, centro-oeste e sul do RS: predomínio de sol. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 36°C no oeste do RS. Temperatura mínima: 12°C nas áreas de serra de SC e do RS.

No leste de SC: sol e variação de nuvens. No norte do PR e sudeste do RS: sol e poucas nuvens. No sul do RS: possibilidade de chuva. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura estável.

Tendência: No centro-oeste da região: predomínio de sol. No litoral do PR, nordeste de SC: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável.

FONTE: CPTEC/INPE/MCTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile