Categories: Eventos e Lazer

Dia de Campo do Arroz é nesta quinta, dia 10

Dia de Campo do Arroz é nesta quinta, dia 10, em Pelotas/RS.

A nova cultivar de arroz irrigado, a BRS Pampeira,  lançada recente pela Embrapa, será apresentada aos participantes e tecnologias inovadoras vão receber sugestões para construção de demandas reais de pesquisa.

Publicidade

A Embrapa realiza inúmeros dias de campo ao longo de cada ano, mas mantém uma tradição de planejar em sua agenda de trabalho os dias de campo institucionais. Uma dessas atividades é o Dia de Campo em Sistemas de Produção de Arroz Irrigado, organizado pela unidade de pesquisas em Pelotas (RS), a Embrapa Clima Temperado, que vai acontecer no próximo dia 10, quinta-feira, aonde serão mostradas tecnologias inovadoras para os sistemas de terras baixas.

O dia de campo é dirigido em especial a produtores rurais; agrônomos e técnicos da assistência técnica, representantes de indústrias, professores e outros profissionais envolvidos diretamente na cadeia produtiva do arroz irrigado.  ” A intenção é apresentarmos, no campo, os trabalhos em fase de validação tecnológica submetendo-os a uma análise crítica de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Acreditamos que este novo modelo de trabalho proporcionará maior integração entre os diferentes componentes da cadeia produtiva do arroz com a Embrapa “, explicou o pesquisador da equipe de pesquisa em arroz, Ariano Magalhães Martins Júnior.

 A equipe de pesquisa pretende reunir estas contribuições para desenvolver propostas futuras, centradas em demandas reais, que possibilitem a adoção pelo sistema produtivo em terras baixas. “Queremos, ainda mais, contribuir nas soluções tecnológicas para o Rio Grande do Sul”, enfatizou.

A atividade se realiza somente no turno da manhã, com início marcado às 8h30 e  término às 12h30. Serão tratados temas como o melhoramento genético, através da apresentação da nova cultivar de arroz irrigado, a BRS Pampeira; o manejo integrado de pragas; o manejo da água e o uso racional de insumos.

O dia de campo acontece nos campos experimentais da Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa,  localizada no Capão do Leão(RS). 

A nova cultivar de arroz irrigado

A BRS Pampeira foi lançada há pouco, na 26ª Abertura da Colheita do Arroz,  em Alegrete(RS) para todo o setor orízicola. Ela é de ciclo longo e possui alto potencial produtivo, acima de 10 toneladas/hectare. É resistente à brusone, é rústica e tem elevado perfilhamento. O grão é longo e fino, apresenta teor de amilose alto e temperatura de gelatinização baixa, conferindo padrão solto e macio após o cozimento.

A BRS Pampeira originou-se do cruzamento entre a variedade IR 22  e a linhagem CNA 8502 e possui um ciclo biológico de 133 dias da emergência à maturação no Estado e as plantas são consideradas modernas.

O resultado desse material genético é um trabalho  conjunto de pesquisa em arroz com pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás/GO), Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e da Embrapa Produtos e Mercado (escritório do Capão do Leão/RS).

Serviço:

O que: Dia de Campo em Sistemas de Produção de Arroz Irrigado.

Quando: dia 10 de março, quinta-feira, das 8h30 às 12h30.

Onde: Estação Experimental Terras Baixas – Capão do Leão(RS).

Fonte: Embrapa.

Marcelo Ramos

Published by
Marcelo Ramos

Recent Posts

Bezerros Nelore impressionam e prometem novo recorde de peso

O lote de bezerros Nelore da Santa Cruz surpreende o mercado com potencial de 300…

10 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg hoje: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira o preço da soja saca de 60 kg hoje nas principais praças do Brasil.…

10 horas ago

Preço do milho: O abismo de valores entre o Sul e o Centro-Oeste

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja a disparidade de…

10 horas ago

Preço da Vaca Gorda: As 5 praças com maior alta hoje

O preço da vaca gorda registra oscilações importantes e altas em praças estratégicas. Confira a…

12 horas ago

Preço da novilha gorda: Veja as praças mais caras hoje

O preço da novilha gorda registou altas importantes nesta quinta-feira. Confira as cotações completas e…

12 horas ago

Boi china a prazo: O rali da arroba que pegou o mercado

O preço do boi china a prazo mostra força total com máxima de R$ 355.…

12 horas ago

This website uses cookies.