Mais de 90% da produção de eucalipto de Mato Grosso são destinados ao agronegócio.

Os alertas dos pesquisadores sobre os riscos do aquecimento global, em decorrência da emissão de gás carbônico na atmosfera, e a certeza da finitude de insumos não renováveis, como o petróleo, têm forçado a indústria e os governos a desenvolverem tecnologias para a produção de energia renovável, como a eólica, a solar e a proveniente da biomassa vegetal. A energia gerada pela biomassa (bagaço da cana de açúcar, casca de arroz, casca de cereais, lenha) já representa quase 10% de tudo o que é produzido no país. Essa fonte de energia renovável será o foco dos debates do “Florestar 2015 – 11° Encontro de Reflorestadores de Mato Grosso”, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

Publicidade

A Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), organizadora do evento, congrega 29 associados, dos quais, os produtores de eucalipto destinam mais de 90% de sua produção para a geração de energia através da lenha e cavaco do eucalipto.

Segundo dados da Arefloresta, a produção de Eucalipto saltou de quase 38 mil hectares em 2006 para 188 mil hectares em 2014/2015 e de Teca passou de mais de 48 mil hectares para 65 mil em 2014/2015. Os números evidenciam uma grande expansão da base florestal em Mato Grosso, impulsionada pela agroindústria (biomassa florestal) e pela atração de investimentos na plantação de madeira de alto valor (Teca).

A cadeia produtiva de florestas plantadas é ampla e envolve diversos segmentos para o PIB do país, como celulose e papel, aço, mobiliário, construção civil e naval, embalagens e os setores energético, farmacêutico, químico e alimentício.

Florestar 2015

O “Florestar 2015 – 11° encontro de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso: Mercado, Inovação e Tecnologia de Florestas Plantadas” vai contar com importantes profissionais e pesquisadores que estudam a relevância do setor para a economia nacional e debater os caminhos para o seu desenvolvimento sustentável. “O evento vai discutir políticas de fomento para o setor. É um fórum aonde procuramos direcionar o caminho que o setor de florestas plantadas do Estado deve seguir “, destacou Fausto Takizawa, diretor da Arefloresta, Associação de Reflorestadores de Mato Grosso.

O evento é destinado a associados, profissionais do ramo, estudantes das áreas de engenharia florestal, meio ambiente, agronomia e arquitetura e as inscrições já estão abertas pelo site www.arefloresta.org.br.

Fonte: arefloresta.org.br

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Tecnologia baseada em luz: Reduza custos e turbine o solo

Descubra como a nova tecnologia baseada em luz, patenteada pela Embrapa e UFC, reduz custos…

3 horas ago

O mistério da mandioca gigante: 84 kg em um único pé!

Uma mandioca gigante de 84 kg mobilizou uma força-tarefa em Schroeder, SC. Descubra como essa…

3 horas ago

Beef-on-dairy: O lucro explosivo da carne em fazendas de leite

O sistema beef-on-dairy transforma bezerros de descarte em ativos valiosos. Entenda como essa integração entre…

4 horas ago

O segredo subaquático da rara amamentação das baleias

Amamentação das baleias é um dos fenômenos mais impressionantes da natureza selvagem, envolvendo uma logística…

5 horas ago

Retorno do El Niño: O fenômeno que vai sacudir o clima em 2026

O retorno do El Niño em 2026 traz 62% de chance de mudanças severas no…

5 horas ago

Preço da Soja: Confira a tabela completa por estado hoje

Acompanhe a atualização em tempo real do preço da soja nas principais praças do Brasil.…

5 horas ago

This website uses cookies.