Trigo: Farinha se desvaloriza no mercado

TRIGO/CEPEA: COM ALTA DO ICMS DO RS PARA O SUDESTE, FARINHA SE DESVALORIZA.

Os preços das farinhas, que estavam em alta na primeira quinzena de maio, passaram a cair na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

Publicidade

A pressão veio da elevação do crédito presumido do ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Rio Grande do Sul para venda de derivados ao Sudeste.

Conforme pesquisadores do Cepea, o decreto prevê que indústrias que venderem ou transferirem derivados aos estados de São Paulo, de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro podem se apropriar de um crédito presumido equivalente a 10% do valor das saídas, que, por sua vez, estão sujeitas a alíquota de 12% do imposto.

Com o crédito presumido, as empresas sul-rio-grandenses podem negociar o derivado a um preço inferior, mas que, ainda assim, pode implicar em receita maior.

Fonte: Cepea.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Risco pós-colheita: O segredo macabro que devora safras recordes

O risco pós-colheita e o manejo incorreto da umidade nos silos ameaçam sua rentabilidade. Descubra…

2 horas ago

Preço do milho desaba para menor valor do ano com safra

O preço do milho registra as menores médias nominais do ano com o avanço da…

2 horas ago

Lucro na Cria: Inseminação de Novilhas Nelore aos 12 Meses

"Descubra como a inseminação de novilhas Nelore aos 12 meses revoluciona a cria. Veja o…

3 horas ago

Avaliação morfológica: 6 pontos críticos no debate do Nelore ideal

A avaliação morfológica do touro INDHU FIV HRO, cotado em R$ 9,96 milhões, gera debates…

3 horas ago

Saiba por que os cães de fazenda conseguem perceber movimentos e mudanças que passam despercebidas no dia a dia

O que torna os cães de fazenda tão atentos ao ambiente e por que isso…

6 horas ago

This website uses cookies.