Cepea: Indicador cotação soja

Soja /Cepea: Cotações apresentam movimentos distintos entre regiões.

Os preços da soja em grão vêm apresentando movimentos distintos entre as regiões acompanhadas pelo Cepea. Nos portos, a maior demanda por soja para completar cargas e o bom ritmo de exportação – grandes volumes devem ser embarcados nas próximas semanas – sustentam os valores.

No Paraná e também em algumas praças de outros estados, os preços estão igualmente firmes, dada principalmente a retração de produtores. Muitos estão apenas cumprindo contratos, sem interesse de venda no spot, ao passo que a demanda segue firme. Em outras regiões, no entanto, mesmo com chuvas limitando a colheita em alguns momentos, a oferta tem levado a quedas nos preços.

Em algumas praças, há indicação de que as chuvas estariam causando perdas, mas em outras, os resultados positivos mais que compensariam. No geral, prevaleceram as quedas de preços. Além de a oferta se sobrepor à demanda em várias regiões, o enfraquecimento das cotações tem refletido também a desvalorização do farelo de soja. Como o mercado de biodiesel segue firme, indústrias intensificam o processamento para aumentar a oferta de óleo e, com isso, elevam a disponibilidade de farelo.

Fonte: Cepea/Esalq.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile