Muitos motivos para comemorar

“Agricultor e motorista constroem o Brasil forte e soberano que a população almeja, pois um produz a riqueza nacional e o outro, a transporta, dinamizando a economia brasileira”, realça o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, ao enfatizar a importância das duas categorias, principalmente nesta quinta-feira (25), quando é comemorado o Dia do Agricultor e Motorista.

 

Publicidade

Para o dirigente, o futuro do agronegócio é promissor porque os indicadores apontam para ampliação na produção de alimentos, o que será benéfico para todos. “O momento atual é bom para as áreas de grãos e lácteos e a abertura de novos mercados para a carne catarinense abre perspectivas positivas que irão se concretizar no médio prazo”, observa.

 

A expansão do agronegócio na região oeste catarinense manterá sua dependência no transporte de milho do Brasil Central para suplementar as necessidades da grande cadeia agroindustrial de suíno e frango. “No mínimo dois milhões de toneladas ainda serão necessários para atender a demanda. Para construir silos e armazéns o Ministério da Agricultura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prometeram ajudar”, complementa. A segurança para o sistema produtivo é de que não faltará milho no mercado, porém o custo do transporte encarece a produção.

 

Pedrozo enfatiza que o agronegócio vive um dos melhores momentos porque a metade dos empregos no País com carteira assinada foi criada pelo setor. “O segmento continua a salvar a balança comercial brasileira com superávits extraordinários, crescimento do PIB agropecuário e geração de empregos”, justifica.

 

A consolidação de todo o sistema deve-se também ao trabalho efetivo dos dirigentes sindicais rurais. Para Pedrozo, os Sindicatos Rurais tem assumido novos papéis na sociedade, atuando em várias frentes, como formação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), defesa política do setor e defesa econômica da categoria.

 

O presidente da Federação também ressalta o trabalho da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que presta histórico e significativo apoio ao setor. “A criação da Guia de Trânsito Animal Eletrônica foi um grande avanço para os produtores rurais e agroindústrias”, explica.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAESC/SENAR.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Bezerros Nelore impressionam e prometem novo recorde de peso

O lote de bezerros Nelore da Santa Cruz surpreende o mercado com potencial de 300…

52 minutos ago

Preço da soja saca de 60 kg hoje: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira o preço da soja saca de 60 kg hoje nas principais praças do Brasil.…

1 hora ago

Preço do milho: O abismo de valores entre o Sul e o Centro-Oeste

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja a disparidade de…

1 hora ago

Preço da Vaca Gorda: As 5 praças com maior alta hoje

O preço da vaca gorda registra oscilações importantes e altas em praças estratégicas. Confira a…

3 horas ago

Preço da novilha gorda: Veja as praças mais caras hoje

O preço da novilha gorda registou altas importantes nesta quinta-feira. Confira as cotações completas e…

3 horas ago

Boi china a prazo: O rali da arroba que pegou o mercado

O preço do boi china a prazo mostra força total com máxima de R$ 355.…

3 horas ago

This website uses cookies.