Categories: Artigos Científicos

Cultivo de uva cada vez mais adotado

Destaque para cultivar de uva cada vez mais adotada por produtores.

 

Sexta-feira, 6, em Elias Fausto (SP), BRS Vitória estará em foco em dia de campo sobre novas variedades brasileiras de uva de mesa.

 

Sexta-feira, dia 6, com início às 8h, em Elias Fausto (SP), acontece dia de campo (confira programação abaixo) sobre novas cultivares de uva de mesa desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O destaque será a variedade BRS Vitória, a primeira cultivar de uva sem semente brasileira tolerante ao míldio, a mais danosa doença da videira no país. Lançada em novembro do ano passado, a variedade vem despontando como um caso de sucesso: a Embrapa já vendeu, a cerca de cem produtores de diferentes regiões do Brasil, material propagativo para a implantação de em torno de dez hectares da cultivar.

 

Em São Paulo, o produtor Paulo Claudio Tomazetto – dono da propriedade em que ocorre o dia de campo de sexta-feira –, parceiro nos testes de validação da variedade, por exemplo, já plantou novas áreas da cultivar. Afora isso, há o testemunho de atacadistas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) que ressaltam a muito boa aceitação da BRS Vitória, de parte dos consumidores, por conta de seu sabor, aframboesado, e doçura.

 

Em relação à tolerância ao míldio, a variedade alinha-se ao conceito de produção agrossustentável: em seu manejo é possível reduzir o número de aplicações de fungicidas. Desenvolvida no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa, coordenado pelos pesquisadores João Dimas Garcia Maia e Patricia Ritschel, a cultivar apresenta, ainda, elevada produtividade – entre 25 e 30 toneladas por hectare por safra. De cor preta, a BRS Vitória já foi testada em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e também no Vale do Submédio São Francisco.

 

O dia de campo sobre novas variedades é uma realização da Embrapa Uva e Vinho e da Embrapa Produtos e Mercado, com apoio do Sindicato Rural de Indaiatuba e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Elias Fausto. Participam, como patrocinadores, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo.

 

Fonte: Embrapa Uva e Vinho.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Mercado do boi gordo pode virar no fim de 2026; Entenda

O mercado do boi gordo segue pressionado, mas a redução do confinamento e as incertezas…

6 horas ago

Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida em 2026

O preço do leite ao produtor subiu 10,4% em abril, impulsionado pela menor oferta e…

6 horas ago

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

9 horas ago

El Niño e as enchentes: Caverna guarda segredo de 7.500 anos

Estudo revela como o El Niño influencia chuvas extremas no Sul do Brasil há 7.500…

9 horas ago

Óvulo escolhe o espermatozoide ideal, revela estudo

Estudo revela que o óvulo influencia quais espermatozoides se aproximam, favorecendo compatibilidade genética e novas…

9 horas ago

Atividade solar e terremotos: Alerta após sismos fortes

Entenda a possível relação entre atividade solar e terremotos, após sismos na Venezuela e tempestades…

10 horas ago

This website uses cookies.