Categories: Artigos Científicos

Regras na classificação de grãos

Produtores de soja pedem regras na classificação dos grãos. A umidade é um dos problemas que mais pesam na classificação da soja.

 

Publicidade

Produtores de soja querem regras mais claras na classificação do grão e nos critérios de descontos quando o produto perde valor em função de problemas de qualidade.

 

O setor reclama que, ao contrário de países como os Estados Unidos e a Argentina, no Brasil faltam normas. De acordo com o diretor executivo da Associação dos Produtores do Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Marcelo Duarte, as regras no Brasil se restringem, as aquisições do governo federal, a importação ou ao consumo direto humano. “No entanto, a maior parte da nossa produção é vendida para esmagamento ou in natura”.

 

A umidade é um dos problemas que mais pesam na classificação da soja. As empresas que compram o grão descontam essa característica negativa que prejudica o armazenamento. Sinal de que a soja pode estragar mais rapido por causa da ação de bactérias. Isso quer dizer que a cada 100 quilos de soja, a umidade deve ficar no máximo em 14%. Acima dessa margem o impacto será no bolso do produtor.

 

Cada percentual a mais de umidade significa que ele vai perder um quilo do grão no negócio. Por exemplo, se atingir 18%, o prejuízo será de quatro quilos. Segundos os produtores, as empresas geralmente embutem o custo de secagem do grãos, por conta do gasto com energia no processo. Outras caracteristicas também são avaliadas, entre elas a impureza. Para cada problema são estimados percentuais de descontos.

 

Alternativa – Para diminuir a surpresa com os descontos a Aprosoja Brasil monitora o mercado desde 2007 com a ajuda de um simulador. Antes de fechar o negócio, o produtor pode consultar uma tabela de percentuais utilizados pelas empresas na safra anterior.

 

Fonte: Agrodebate.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Sobrevivência na selva siberiana e segredo animal

O artigo narra a emocionante história de Karina Chikitova, uma menina de três anos que…

6 horas ago

Ooteca de louva-a-deus: o segredo que intriga a ciência

O artigo aborda o fascinante processo de fabricação da ooteca de louva-a-deus, uma estrutura espumosa…

6 horas ago

Maior flor do mundo esconde segredo bizarro na floresta

O artigo apresenta a Rafflesia arnoldii, reconhecida como a maior flor do mundo, destacando suas…

6 horas ago

3 segredos do sistema subterrâneo de lixo dos Países Baixos

O artigo analisa o inovador sistema de gestão de resíduos adotado nos Países Baixos, que…

6 horas ago

Ouriço-do-mar e o segredo biológico de 450 milhões de anos

O artigo aborda a biologia detalhada do ouriço-do-mar, destacando a impressionante engenharia natural de seu…

6 horas ago

Mordida de gambá: o risco real e o prejuízo à saúde

O artigo aborda os riscos de saúde associados à mordida de gambá, desmistificando o comportamento…

7 horas ago

This website uses cookies.