Potro suplementado a partir do primeiro mês cresce saudável

Compartilhar

Cavalos alcançam 85% da sua altura final nos primeiros 12 meses de vida. Garantir todos os cuidados nutricionais do potro por meio de uma dieta equilibrada, bem como oferecer água e pasto de qualidade, além da suplementação com ração e minerais, são essenciais para o animal expressar todo seu potencial genético. De acordo com a médica-veterinária Claudia Ceola, supervisora técnica de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal, muitos produtores focam apenas em melhorar as condições ligadas à reprodução, mas não prestam atenção às questões nutricionais. “A nutrição do potro começa durante a gestação e é essencial até os 24 meses de idade. Por isso, é extremamente importante ter esses cuidados. O primeiro ano é onde ele alcança a maior altura. Se tivermos algum déficit nutricional neste primeiro ano, o potro não irá alcançar a altura necessária”, alerta.

Os cuidados nutricionais precisam ser redobrados desde o nascimento até a fase da desmama, período crítico por se tratar de uma importante fase do desenvolvimento, além do alto risco de diarreia neonatal, responsável por 10% das causas de mortalidade em potros. Segundo Claudia, apesar de as éguas produzirem muito leite, o alimento passa a ter menos eficiência nutricional a partir do terceiro mês de vida do potro. “Até o terceiro mês de vida, 95% dos nutrientes deles vêm do leite materno. No quarto mês, é necessário que seja feita a complementação com a ração”, destaca. Mas para facilitar a adaptação à dieta, a veterinária recomenda que os tratadores introduzam a ração logo após o nascimento. “O fornecimento de ração tem que ser feito de um mês de vida até 24 meses. A recomendação é iniciar no primeiro mês com 100 gramas por dia e aumentar essa quantidade até chegar próximo de 1 quilo/dia no período de desmame, entre cinco e seis meses de idade”, indica.

Da mesma forma que os primeiros meses de vida inspiram certos cuidados, quando chega o período de terminar a ingestão de leite materno, o potro necessita de uma alimentação diferenciada. “A partir dos seis meses, o potro é alimentado por ração e fonte de volumoso. Nessa fase, 80% dos nutrientes vêm a partir da ração e somente 20% são provenientes da fibra”, explica. A nova dieta é resultado do baixo aproveitamento digestivo das fibras pela flora intestinal, que ainda não está totalmente povoada. Para estimular a digestibilidade, Claudia destaca a necessidade de suprir as carências de microminerais e macrominerais com o uso de suplementação mineral, o que garantirá o desenvolvimento dos ossos, articulações e musculatura. “Além disso, adicionar probióticos e prebióticos na dieta vai favorecer uma melhor digestão da fibra”, enfatiza.

Soluções nutricionais

A chave para assegurar um crescimento saudável ao potro desde o nascimento até o desmame é apostar em produtos com boa absorção de nutrientes, como a linha de suplementos minerais GuabiTech Mineral Series (GuabiTech Energy Pro 20 e GuabiTech Chrome & Selenium), que oferecem soluções enriquecidas com probióticos e prebióticos. Também são indicadas as rações da linha Equitage (Guabi Equitage Potro Melaçada, Guabi Equitage Potro Laminados e Guabi Equitage Potro Extrusado) e a GuabiTech Care, que são ótimas fontes de proteína e energia, além de ajudar na manutenção da saúde intestinal.

Anuncio congado imagem

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica desde 1974 ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado e hoje, é uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros, possuindo unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Campinas/SP. Para saber mais, acesse: www.guabi.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: