aplicativo

Aplicativo pode reduzir custos do produtor rural

Compartilhar

Aplicativo de registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas.

Veja também: Nova geração elétrica de caminhões da Scania

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

Aplicativo de registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas pode reduzir custos do produtor rural, diz FPA.

Iniciativa atendeu à Lei Federal 13.154/2015, que libera tratores agrícolas de emplacamento e licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Ministério da Agricultura.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) debateu sobre as atualizações do ID Agro, Plataforma de Registro e Gestão de Serviços, Marcas, Tratores e Equipamentos, lançada no dia 20 de novembro de 2020, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A plataforma permite o registro oficial de tratores e equipamentos agrícolas, sem custo adicional para o produtor rural.

A iniciativa atende à Lei Federal 13.154/2015 que libera tratores agrícolas de emplacamento e licenciamento, mas tornou obrigatório o registro em um cadastro específico do Ministério da Agricultura. O registro é aplicado para todos os setores da agricultura e pecuária.

O decreto 11.014 que cria o Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro) foi assinado em março deste ano. A determinação torna obrigatório, em todo território nacional, o registro de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola, ou a executar trabalhos agrícolas.

Uma das bandeiras da FPA, o presidente da bancada, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), destaca que a Frente fez uma articulação para que tivesse esse registro. “Esse é um assunto que a gente monitora e trabalha há muito tempo. Na época em que tinha um projeto tramitando para emplacamento de máquinas agropecuárias, nós fizemos toda uma articulação e construímos este sistema em um acordo, onde o MAPA, sem custo, juntamente com a CNA, faz um registro de máquinas. Lógico começa pelas novas e depois vai caminhando para aquelas que o produtor já tem dentro de sua propriedade,” explicou.

O parlamentar enfatiza ainda que o ID Agro pode reduzir custos para o produtor rural e trazer mais segurança. “O registro é gratuito, sem licenciamento, emplacamento ou taxas. A ideia também é combater roubos com a ajuda da plataforma. Os roubos de máquinas agrícolas no campo são um problema sério e com o registro teremos uma base de dados.”

Carlos Frederico, coordenador técnico do Instituto CNA explicou como a demanda chegou. “Em 2015 foi criada uma legislação para tentar simplificar o processo de registro de tratores e para retirar a obrigatoriedade de emplacamento e licenciamento. Em 2020 o MAPA entrou em contato com o Instituto CNA para ver se poderíamos ajudar a desenvolver uma plataforma para realizar esse cadastro. Começamos a desenvolver a plataforma em 2020 e no começo deste ano o Mapa publicou o decreto 11.014/2022 que regulamenta esse registro.”

Plataforma

A Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro) é um aplicativo que interliga fabricantes, autorizadas, proprietários, Sistema CNA/Senar e Ministério da Agricultura para registro de propriedade de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas, em atendimento a lei 13.154/2015.

Para fazer o registro, é necessário ter cadastro no aplicativo ID Agro, inserir os dados pessoais; ter a nota fiscal do bem e procurar uma agência autorizada da marca do equipamento.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

3 thoughts on “Aplicativo pode reduzir custos do produtor rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: