Profert ampliará infraestrutura da produção de fertilizantes e insumos no Brasil.
Veja também: É possível reduzir custos com defensivos biológicos?
Frente Parlamentar da Agropecuária avalia que as consequências do conflito em campos ucranianos trouxeram riscos de desabastecimento alimentar no mundo.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL 3.507/2021), que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes – PROFERT no Brasil. Pronto para apreciação no Plenário da Casa, a proposta constitui aprimoramento do antigo Regime de Incentivo ao Desenvolvimento da Infraestrutura da Indústria de Fertilizantes (REIF) no mercado nacional.
Apesar da alta produtividade agrícola no país, o Brasil importa mais de 80% do que atualmente utiliza em sua produção. Agora, com o conflito entre Rússia e Ucrânia, a situação se agravou porque grandes companhias de transporte marítimo interromperam operações da Rússia, principal exportador desse tipo de produto para o Brasil.
Autor do projeto, o deputado Laercio Oliveira (PP-SE), membro da FPA, destacou que as consequências do conflito em campos ucranianos trouxeram riscos de desabastecimento alimentar no mundo e alta na escala de preço dos fertilizantes.
“O projeto é uma ferramenta importante para evitar o desabastecimento de fertilizantes, além de fortalecer as políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de insumos e de tecnologias para fertilizantes aos produtores rurais no país,” disse.
O programa prevê ainda a desoneração do PIS, da COFINS, do IPI, do II, do IRRF, da CIDE e do AFRMM nas aquisições de bens e serviços (incluída locação) para construção civil, máquinas e equipamentos pelas beneficiárias.
“O projeto beneficiará ainda pessoas jurídicas que tenham projetos aprovados para implantação, ampliação ou modernização de infraestrutura para produção de fertilizantes e de seus insumos, para incorporação ao seu ativo imobilizado, e as pessoas jurídicas coabilitadas,” completou o deputado.
Considerando que grande parte dos insumos necessários para a fabricação de fertilizantes são produtos químicos, a instituição do PROFERT, segundo o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-RS), impulsionará tanto a própria indústria de fertilizantes como também o setor agropecuário.
“O que nós queremos até 2050 é transformar uma realidade de 85% em 50%,” disse. “Não queremos ser auto suficiente, mas ter capacidade de reagir a esses choques de ofertas internacionais nos momentos de crises.”
Além do PROFERT, o projeto de lei estende a alíquota zero do PIS e da COFINS aplicáveis aos adubos e fertilizantes e suas matérias-primas (previstos desde 2004 pela Lei n° 10.925/2004) aos demais insumos destinados à fabricação de adubos e fertilizantes.
“Essa extensão da alíquota zero das contribuições confere isonomia de tratamento tributário para os insumos necessários para a produção de fertilizantes, não fazendo distinção se relativos à matéria prima, produto intermediário, material de embalagem ou serviços,” finaliza Laercio Oliveira.
Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.
*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!
A Hoya-carnosa dá sinais antes de florir. Veja 6 indícios claros de que a floração…
Peixe pode estar estressado mesmo com água limpa. Veja 3 sinais comportamentais que indicam desconforto…
Saúde das aves pode ser afetada por um hábito comum na limpeza da gaiola. Entenda…
A hera-variegata perde o branco das folhas por erro de luz. Veja 3 ajustes simples…
Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado hoje quarta-feira em todas as…
Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade hoje quarta-feira,…
This website uses cookies.
View Comments