Em ato no Brasil, ONU pede ação urgente contra insegurança alimentar.
Veja também: Novos regulamentos para a carne moída que você compra
insegurança alimentar:
Uma cerimônia será realizada no Cristo Redentor também como forma de marcar o Dia Mundial da Alimentação, cujo tema este ano é “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”.
Agências das Nações Unidas e organismos internacionais comemorarão, no próximo dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação (DMA) 2022.
Em cerimônia no Rio de Janeiro, na qual são esperadas mais de 40 autoridades do setor de agricultura e alimentação do Brasil e de outros países do mundo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) buscarão reunir organizações de diversos setores para dar visibilidade à necessidade de uma ação urgente e coletiva para garantir alimentos saudáveis e acessíveis a todas as pessoas.
O tema desta edição do DMA é “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”. A cerimônia de acender das luzes será realizada no Cristo Redentor na noite de domingo (16) e, de forma simultânea, também serão iluminados de azul– tom da campanha no mundo todo– os Arcos da Lapa, o monumento Estácio de Sá e Castelo Mourisco da Fiocruz.
Este ano, o evento conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, do Mesa Brasil Sesc, da Fiocruz, além do apoio do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do 8º Fórum Global do Pacto de Milão, que será realizado no Rio de Janeiro entre 17 e 19 de outubro.
Durante o evento, as autoridades e representantes de organismos que trabalham com alimentação e agricultura de diversos países discutirão a necessidade de ação urgente para reduzir a insegurança alimentar e a má nutrição.
Mais de três bilhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável e 828 milhões passam fome no mundo – problemas agravados pela pandemia de COVID-19 e pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Autoridades presentes na cerimônia de “Acender das Luzes” no Cristo:
Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil;
Daniel Balaban, representante do WFP no Brasil;
Gabriel Delgado, coordenador da região sul do IICA e representante do Instituto no Brasil
Julio Worman, analista de programa do FIDA no Brasil.
Alimentação saudável – Ainda no domingo, quem passar pela Feira da Glória, no Rio de Janeiro, entre 10h e 12h, poderá participar da ação #HeróisDaAlimentação. A iniciativa visa incentivar o consumo de alimentos de hortas urbanas e de pequenos produtores da região. A chef e idealizadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, fará uma oficina chamada “Aproveitando alimentos até o talo”.
Ainda na feira, como apoiador do DMA 2022, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) vai divulgar a nova versão do Mapa das Feiras Orgânicas, que foi atualizado e agora conta com 1.040 feiras cadastradas e georreferenciadas em todo o Brasil. O portal é uma ferramenta útil para que a população possa facilmente identificar as feiras orgânicas mais próximas de suas casas.
Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.
Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…
Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…
Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…
Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…
O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…
O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…
This website uses cookies.