Categories: AgriculturaEconomia

Diversificação agrícola: Batatas valem ouro?

“Intensificação sustentável impulsiona sucesso da produção de batatas e diversificação agrícola.”

“A Fazenda Progresso: Ouro Verde na Chapada Diamantina pela Intensificação Sustentável”.

Publicidade

Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

Veja também: Mamona: Rentabilidade e sustentabilidade no agronegócio

Na região montanhosa no centro da Bahia, a Fazenda Progresso, localizada no município de Mucugê, tornou-se sinônimo de sucesso ao produzir batatas com um olhar voltado para a sustentabilidade. Na única região do país em que é possível produzir o tubérculo o ano todo, a família Borré é uma das principais produtoras, focando na intensificação sustentável para garantir sua posição de destaque.

Desde os anos 1990, a Fazenda Progresso tem se dedicado à produção de batatas, que se tornou o carro-chefe de seus negócios. A gestão das lavouras é pautada pela preservação da saúde do solo e da água, fundamentais para a produtividade e o equilíbrio ambiental.

O CEO do grupo, Fabiano Borré, filho de um dos fundadores, compartilha a história de sua família na região. Seu pai chegou em 1985, e a fazenda, que começou modestamente, hoje abrange uma área de 3 mil hectares, com propriedades espalhadas por 11 localidades. Além das batatas, a diversificação agrícola é uma realidade na Fazenda Progresso.

Além dos campos de batata, a fazenda abriga plantações de café arábica, destinado à exportação para 10 países, e uvas para vinificação. Somado a isso, há uma criação de gado de corte que funciona de forma integrada às batatas, proporcionando benefícios tanto para a produção de carne quanto para o solo, que recebe a preciosa palhada de capim.

Com 6 mil animais e 1.500 abates anuais, a Fazenda Progresso é uma referência na região, sendo premiada com bonificações de até 28% no preço da arroba. Além disso, o respeito à natureza é uma premissa importante, com 45% de suas terras dedicadas a matas nativas, 25% acima das exigências do Código Florestal.

Ao invés de desmatar, Fabiano Borré enfatiza o foco em intensificar a produção, a genética e a qualificação. A sustentabilidade é um pilar central de suas operações, e a fazenda emprega mil funcionários, oferecendo desde moradia até estruturas médicas e educacionais, como escolas e centros médicos.

O cuidado com o solo é uma preocupação constante na Fazenda Progresso, que busca a regeneração e melhoria contínua, utilizando insumos biológicos para controlar doenças do solo, como os nematoides, que podem prejudicar as lavouras. A introdução de bactérias reproduzidas nos reatores dos bioinsumos tem sido um sucesso e contribuiu efetivamente para o controle dessas pragas.

Como parte da terceira geração da família, Fabiano Borré assumiu a presidência do negócio, mantendo o compromisso com a sustentabilidade e com a ampliação das operações. Além dos investimentos já realizados, novos projetos estão em desenvolvimento, como a construção de uma vinícola, o cultivo protegido de hortícolas e a verticalização da pecuária com a criação de uma marca própria.

A Fazenda Progresso é um exemplo de como a produção agrícola pode ser bem-sucedida e sustentável, gerando renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Na Chapada Diamantina, onde a história de exploração dos diamantes se mistura à prosperidade agrícola, a fazenda brilha como um verdadeiro “Ouro Verde”, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.

Douglas Carreson

Recent Posts

Roborock Saros Rover: O robô que finalmente sobe escadas sozinho

Roborock Saros Rover é a nova fronteira da limpeza doméstica automatizada, trazendo uma tecnologia híbrida…

35 minutos ago

Sistema de reparo do DNA: a descoberta que desafia o acaso

O sistema de reparo do DNA funciona como uma unidade de manutenção ultra-sofisticada que monitora…

42 minutos ago

Chapéu de peão gera multas pesadas por falta de EPI no campo

O chapéu de peão está sob forte fiscalização do Ministério do Trabalho, que exige a…

45 minutos ago

Replicação do DNA: A descoberta da tecelagem molecular

Replicação do DNA é o processo biológico fundamental onde máquinas microscópicas copiam o código genético…

51 minutos ago

Trator elétrico John Deere promete reduzir custos no campo

Trator elétrico John Deere é a nova aposta da gigante do setor para transformar a…

54 minutos ago

Colheita de mandioca com roçadeira: prejuízo ou lucro?

A colheita de mandioca com roçadeira é um método que tem dividido opiniões entre produtores…

58 minutos ago

This website uses cookies.