Categories: Economia

Consumidor eleva demanda por HFs industrializados na pandemia

Em busca de praticidade, consumidor eleva demanda por HFs industrializados na pandemia.

Na edição deste mês da revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a equipe traz uma matéria de capa sobre o comportamento do consumo de HFs industrializados no varejo (com destaque para sucos 100% fruta, vegetais congelados e atomatados) nos últimos anos, durante a pandemia e também as tendências para até 2025.

Publicidade

A Equipe do Cepea destaca que o consumo de produtos industrializados à base de frutas e hortaliças tem crescido substancialmente nos últimos 10 anos. E, mais recentemente, a pandemia de covid-19 trouxe muitas mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro, sendo uma delas a maior permanência das famílias no domicílio. Assim, mais pessoas passaram a fazer suas refeições em casa, aumentando os gastos com alimentação nos supermercados em detrimento de idas aos restaurantes, recorrendo mais vezes aos alimentos industrializados.

Entre 2019 e 2020, as vendas de perecíveis industrializados registraram incremento nominal de 19,6% e as de in natura, 23,8%, segundo dados publicados na revista Super Varejo, de julho de 2021. Ainda que o avanço nas vendas dos perecíveis in natura tenha sido mais expressivo, os industrializados tiveram um importante papel neste período pandêmico: permitiram que consumidor estocasse produtos, diminuindo a necessidade de idas ao supermercado. Por muito tempo, consumidores associaram esse tipo de produto com comidas não saudáveis, já que estes passam por processos que, na maioria das vezes, os deixa com características diferentes das do produto in natura. Porém, verifica-se cada vez mais uma busca por alimentos que consigam agregar praticidade com saudabilidade, como são os casos dos sucos 100% frutas, os vegetais congelados e os HFs minimamente processados.

E tudo indica que o consumidor deve seguir buscando mais alimentos práticos e com ingredientes naturais. Pesquisa realizada pela Nielsen revela que 38% dos brasileiros têm interesse por bebidas com ingredientes naturais. As opções de compra realizadas no momento atual (como enlatados, engarrafados e congelados) podem se tornar hábitos de consumo a longo prazo, ainda segundo a Nielsen. E a Euromonitor projeta que, até 2025, as vendas no comércio do segmento premium (sucos 100% frutas) aumentem em ritmo significativo. Neste sentido, os vegetais processados são uma oportunidade de negócio ao produtor.

Agron Home

Veja também: Frigoríficos podem fechar em Mato Grosso

FONTE: HF BRASIL/CEPEA.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

Hoya-carnosa: 6 sinais claros de que a floração vai explodir a qualquer momento

A Hoya-carnosa dá sinais antes de florir. Veja 6 indícios claros de que a floração…

3 horas ago

3 sinais de que o peixe está estressado mesmo com água limpa

Peixe pode estar estressado mesmo com água limpa. Veja 3 sinais comportamentais que indicam desconforto…

3 horas ago

O hábito ignorado na limpeza da gaiola que afeta a saúde das aves

Saúde das aves pode ser afetada por um hábito comum na limpeza da gaiola. Entenda…

4 horas ago

Hera-variegata: 3 ajustes de luz que resgatam o desenho branco das folhas

A hera-variegata perde o branco das folhas por erro de luz. Veja 3 ajustes simples…

17 horas ago

Preço da saca de soja hoje quarta-feira: Veja os valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado hoje quarta-feira em todas as…

21 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade hoje quarta-feira,…

22 horas ago

This website uses cookies.