LCA: conheça os tipos de investimento de médio e longo prazo

Compartilhar

A Previdência Privada e a LCA são dois tipos de investimento com segurança e maior previsibilidade de seu rendimento, também são bons para objetivos de médio e longo prazo

Os investimentos, entre outros produtos financeiros, são uma das principais técnicas para uma vida financeira saudável. É por meio dele que é possível otimizar processos de guardar grana e fazê-la trabalhar a nosso favor. 

Quem tem objetivos a médio e longo prazo se depara com alguns tipos de investimentos que se encaixam nessa necessidade, como é o caso da Previdência Privada e da LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Você conhece esses dois produtos? Confira aqui.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

O setor do agronegócio nacional é fundamental para a economia. Por isso, essa vertical econômica gira muitos mercados, inclusive o de crédito e investimento.

Empresas do agro e produtores rurais regularmente precisam de capital para manter seus negócios, comprar insumos e maquinários, entre outros. Dessa forma, há no mercado uma modalidade de empréstimo exclusiva para eles. Os bancos e outras instituições vendem letras de crédito e as destinam para esses agentes rurais. 

Anuncio congado imagem

Portanto, quem investe em LCA está fazendo com que o setor agro seja impulsionado no Brasil, além, é claro, de ver seu próprio capital girar e, possivelmente, crescer.

As LCAs são um investimento de renda fixa, isto é, com a rentabilidade já prevista na hora da contratação ou atreladas a indicadores econômicos como o CDI ou o IPCA. 

A liquidez é média, assim, não é possível retirar o montante investido a qualquer momento, mas, sim, após um período determinado, como 9 ou 12 meses, por exemplo.

Além disso, as LCAs são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e são isentas de IOF (imposto sobre operações financeiras). 

Previdência Privada

A Previdência Privada é um tipo de investimento usado sobretudo para acumular dinheiro. Muitas pessoas a utilizam para complementar a renda da aposentadoria. 

Contudo, além de ser usada no fim da carreira, representando mais uma fonte de renda, a Previdência Privada pode servir para guardar dinheiro para um objetivo de médio ou longo prazo, como fazer uma viagem internacional, por exemplo.

Durante o tempo de contribuição, a regularidade e o montante de contribuições são conforme o plano. O montante fica aplicado em um fundo de investimento.

Para contratar esse produto, é preciso escolher o tipo de plano e a tabela de tributação.

Há, atualmente, dois tipos de plano: o PGBL (para quem declara o formulário completo do IR) e o VGBL (para quem declara o formulário simplificado ou está isento de IR). 

Ambas as modalidades impactam positivamente o seu planejamento financeiro com a Previdência Privada. Portanto, optar por PGBL ou VGBL pode variar conforme a pessoa declara o Imposto de Renda (modelo completo ou simplificado e isento).

Há, ainda, a escolha da tabela de tributação: a tabela regressiva definitiva e a progressiva compensável. Para escolher, é preciso determinar o período de contribuição.

A tabela regressiva é ideal para prazos mais longos, uma vez que a alíquota (percentual de IR cobrado) diminui com o tempo. A progressiva compensável é ideal para prazos mais curtos, como quando o objetivo é a compra de um carro ou uma viagem.

Fonte: Thaís Cal e imagem iStock


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: