armazenagem

Tecnologias aplicadas ao transporte e armazenagem do agro

Compartilhar

Empresas do agronegócio investem em tecnologias aplicadas ao transporte e armazenagem, mostra pesquisa.

Veja também: Terras agrícolas européias estão contaminadas

Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do setor Logístico analisou também quais as intenções futuras voltadas para a implementação tecnológica voltada à logística.

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, desenvolvido pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, apresenta um panorama sobre o grau de maturidade tecnológica da logística do agronegócio brasileiro, e revela que o setor está a frente dos demais embarcadores no que diz respeito à investimentos em tecnologia para armazenagem e transporte: 54% já possui sistemas de gestão de armazenagem e 32% gestão de transporte, enquanto a média dos embarcadores é de 46% e 26%, respectivamente.

As empresas de agro representam 4% dos embarcadores abordados pelo estudo, que entrevistou também representantes da indústria, varejistas e distribuidores. Comparado aos demais, o agro se destaca positivamente na adoção de soluções integradas a meios de pagamento – 41%, enquanto a média dos embarcadores é de 30% – e no gerenciamento de risco – 29%, enquanto os demais apontaram 25%. Outro número de destaque é em relação ao investimento e uso de sistemas de otimização e roteirização logística, que já atinge 53% das empresas de agro entrevistadas.

Entre os sistemas de gestão de armazenagem, as empresas de agro demonstraram adoção de dispositivos móveis na operação (50%), integração com hardware (50%) e uso de código de barras / RFID / BEACON (40%). Quando analisada a aplicação de soluções complementares, 57% utilizam ferramentas de BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management), dando importância também para ferramentas de Gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

Em relação a investimentos futuros na gestão logística, para os próximos dois anos o setor do agronegócio se volta para gestão de custo logístico (47%), ferramentas de planejamento de carga (43%), monitoramento de frota (38%) e sistema de checklist (30%). “O agronegócio é uma potência nacional e para tanta produção é necessário investir ainda mais em armazenamento e em transporte, uma vez que a produção precisa ser escoada. Observar o quanto esse setor tem aplicado de tecnologias voltadas à logística revela um cenário promissor de crescimento”, afirma Angela Gheller, diretora de produtos de Agroindústria e Logística da TOTVS.

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística é um estudo encomendado pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, e conduzido pela H2R Pesquisas Avançadas. A pesquisa avalia o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico tanto de prestadores de serviços logísticos (16%) quanto de embarcadores (84%). Para o estudo foram entrevistadas 740 empresas, entre nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou acima de R$5 milhões.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Tecnologias aplicadas ao transporte e armazenagem do agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: