Compra de Fertilizantes

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de abril piora

Compartilhar

Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de abril piora em consequência de incertezas de abastecimento.

Veja também: Tecnologias aplicadas ao transporte e armazenagem do agro

Indicador consiste na relação entre indicadores de preços dos adubos e de commodities agrícolas.

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de abril, elaborado pela Mosaic, fabricante global de fosfatados e potássio, fechou em 1,87, representando um aumento em relação a março (1,56). O preço médio dos adubos subiu durante o período, puxado principalmente pelos riscos à matriz de abastecimento, atrelados ao conflito entre Rússia e Ucrânia, sanções à Bielorrússia e restrições de fornecimento de fertilizante chinês; um cenário sem precedente na história.

O IPCF consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Em abril, o término da colheita da soja no Brasil e a expectativa de aumento da área plantada nos Estados Unidos provocou queda no indicador de commoditie. No período, o índice também foi impactado pelo estímulo ao aumento do consumo do etanol de cana-de-açúcar nos Estados Unidos, consequência da decisão de aumentar o teor de etanol na gasolina durante o verão para reduzir o preço final ao consumidor. O algodão também merece destaque devido ao ritmo desacelerado do plantio nas lavouras norte-americanas.

O ambiente geopolítico segue em um cenário de incertezas, com diversos potenciais não confirmados, causando preocupação em toda a cadeia – não só nos preços dos fertilizantes, mas também nas matérias-primas que compõem os mesmos. Outro ponto de atenção para o período refere-se à China, maior consumidor de grãos, que tem imposto à sua população lockdowns por conta de nova onda local de contaminações pelo Covid-19, o que desacelera a demanda doméstica e, consequentemente, pode influenciar o mercado brasileiro.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Índice de Poder de Compra de Fertilizantes de abril piora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: