Suinocultores

Suinocultores defendem medidas emergenciais

Compartilhar

Suinocultores defendem medidas emergenciais de apoio ao setor. Produtores sofrem com elevação dos custos e dificuldades de acesso ao crédito.

Veja também: Segunda etapa de vacinação contra peste suína clássica

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, comunicou as afiliadas da entidade nacional, a resposta oficial da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre as medidas emergenciais de apoio à suinocultura solicitadas ao governo, no mês de janeiro e fevereiro deste ano.

Durante a reunião do sistema, na última quinta-feira (17), Lopes leu o documento aos participantes e destacou todo o trabalho que a ABCS vem fazendo em prol do setor, mas reforçou que as propostas feitas pela cadeia suinícola exigem do governo “um espaço o orçamentário que já está comprometido”, conforme documento.

“Estamos fazendo o nosso trabalho como Associação – conversando com os governantes e propondo soluções. O Mapa e o Ministério da Economia nos responderam que estão buscando alternativas para que as contratações com recursos equalizados sejam restabelecidas. Temos que ter cautela, pois é um momento muito delicado que os suinocultores estão enfrentando”, explicou Lopes.

Na oportunidade, o secretário da SPA, Guilherme Bastos, que teve uma breve participação na reunião, comentou que “infelizmente não tem notícias positivas ao setor”. Bastos explicou que as equipes técnicas de ambas as Pastas (Mapa e Economia) buscam resolver por meio de medidas de crédito extraordinário, mas para isso é necessário um decreto e todo esse trâmite está sendo analisado.

O secretário falou ainda sobre algumas previsões para o Plano Safra 2022/2023, no qual o MAPA pretende manter as taxas de juros iguais aos do último ano – apenas aplicando o diferencial da Selic. Já com o foco na suinocultura, Bastos disse que a Linha de Retenção de Matrizes deve ser contemplada no Plano Safra. “A depender do Mapa a linha solicitada pelo setor (Retenção de Matrizes) entrará no Plano Safra deste ano sim.”

FONTE: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: