grãos de soja

Preços fortalecidos incentivam expansão de área da soja

Compartilhar

StoneX aponta aumento das perspectivas de área plantada de soja no Brasil de 40,1 para 40,45 milhões de hectares para o ciclo 2021/22.

Agron Home

Veja também: Saiba aqui a relação entre as lagartas da soja e a fenologia da cultura

StoneX calcula produção de 144,26 milhões de toneladas na safra 2021/22.

StoneX aponta aumento das perspectivas de área plantada de soja no Brasil de 40,1 para 40,45 milhões de hectares para o ciclo 2021/22, com destaque para o Mato Grosso, com acréscimo de 278 mil hectares. “O Brasil se destaca entre os grandes produtores comerciais de soja por contar com área disponível para expansão, e o contexto de preços domésticos fortalecidos favorece esse movimento”, explica a especialista de Inteligência de Mercado do grupo, Ana Luiza Lodi.

Apesar de o plantio ainda estar no começo, o clima tem sido benéfico, com boas chuvas em várias regiões do país e com as previsões para outubro, inclusive, indicando precipitações acima da média.

A StoneX elevou, nesta sexta-feira (01), sua estimativa para a produção de soja 2021/22 para 144,26 milhões de toneladas, quase 1 milhão a mais que o divulgado no relatório de setembro. Já a produtividade média esperada para o Brasil ficou estável em 3,57 toneladas por hectare.

No balanço de oferta e demanda, destaque para o corte das estimativas de exportação da safra 2020/21, de 85,5 para 84 milhões de toneladas, uma vez que o acumulado até o momento está levemente abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior.

Os estoques de passagem aumentaram para 5 milhões de toneladas, com reflexos no balanço 2021/22, cuja oferta também foi ampliada pela produção em 144,26 milhões de toneladas. Os estoques finais estimados pela StoneX para a safra nova ficaram em 8,5 milhões de toneladas.

Fonte: Assessoria de imprensa StoneX. Imagem principal: Depositphotos/jovanjaric (Jovan Jaric).


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *