Categories: Colunistas

Fider Pescados conquista certificação do Aquaculture Stewardship Council (ASC)

A Fider Pescados, presente na piscicultura há 13 anos, recebe uma das mais importantes certificações mundiais para aquicultura, o Aquaculture Stewardship Council (ASC), concedido às fazendas de peixes de cultivo comprovadamente ambiental e socialmente responsáveis.

“A certificação ASC é mais um passo do compromisso do grupo MCassab com os pilares ESG apontados em nosso relatório de sustentabilidade. Essa certificação é um reconhecimento ao trabalho intenso da Fider Pescados desde sua origem nas esferas social, ambiental e de governança. Já tínhamos a certificação de boas práticas, a BAP (Best Aquaculture Pratices). A ASC nos abre importantes portas em mercados internacionais altamente exigentes, muitos dos quais exigem essa certificação para entrada”, destaca Juliano Kubitza, gerente responsável pela Fider Pescados. 

Publicidade

A certificação ASC tem grande importância para diversas questões, como:

Biodiversidade – As fazendas com o selo ASC são reconhecidas por minimizar os impactos no ecossistema local de várias maneiras, como o desenvolvimento e a implementação de avaliação de impacto ambiental. “Somos reconhecidos também por trabalhar para proteger a bacia hidrográfica receptora, inclusive com medidas confiáveis para evitar incidentes letais com espécies ameaçadas de extinção. As fugas de peixes também são minimizadas e contamos com dispositivos para recaptura.

Redução da poluição – As empresas certificadas emitem vários parâmetros de análise de água (nitrogênio, fósforo, níveis de oxigênio e outros) em intervalos regulares e permanecem dentro dos limites estabelecidos. É a confirmação de que a qualidade da água não é afetada.

Prevenção de doenças – Comprovação de que são minimizados os eventuais surtos sanitários por meio de supervisão de um veterinário, plano de biossegurança e proibição do uso de medicamentos antes do diagnóstico da doença (uso profilático).

“Outro destaque da certificação ASC é a responsabilidade ambiental e social. Fazendas certificadas garantem a rastreabilidade total do cultivo de peises e impõe requisitos rigorosos com base nos princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que incluem proibição do uso do trabalho infantil ou qualquer forma de trabalho análogo à escravidão”, informa Juliano Kubitza.

Além disso, as fazendas certificadas são ambientes de trabalho seguros e equitativos, nos quais os funcionários ganham salários dignos e têm horários de trabalho regulamentados.

“Com a certificação ASC a Fider passa a fazer parte de um seleto grupo de empresas de peixes de cultivo que têm suas práticas ESG devidamente reconhecidas por um organismo internacional extremamente confiável. Por outro lado, reforça os nossos valores de ser uma empresa cada vez mais engajada em causas sociais e ambientais”, pontua gerente da Fider Pescados.

Beatriz Pedrini

Published by
Beatriz Pedrini

Recent Posts

Chapéu é tradição, mas a lei exige capacete — e a multa sobra pra fazenda

Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…

7 minutos ago

Existe pílula da longevidade? Ciência corre contra o tempo

Existe pílula da longevidade? A ciência investiga caminhos para viver mais com saúde, mas o…

35 minutos ago

Preço médio das terras no Brasil: O mapa que chocou o agro

O preço médio das terras no Brasil disparou e o mapa revela regiões surpreendentes. Veja…

1 hora ago

A crise financeira no agro brasileiro não está na lavoura

A crise financeira no agro brasileiro avança sem barulho, pressionando margens, crédito e rentabilidade. Entenda…

1 hora ago

Vassoura-de-bruxa no cacau: O ataque que arruinou o Brasil

A vassoura-de-bruxa no cacau derrubou a produção brasileira e levanta suspeitas de sabotagem. Entenda o…

2 horas ago

Preço da soja: Veja valores por estado hoje sexta-feira

Confira o preço da soja saca de 60 kg nas principais regiões do Brasil, com…

2 horas ago

This website uses cookies.