Incidência do greening afeta a produção de citrus; controle de inseto é fundamental para evitar prejuízos

Compartilhar

Por Leandro Valerim, engenheiro agrônomo, mestre em fitotecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e gerente de inseticidas da UPL Brasil. 

A incidência do greening – uma devastadora doença bacteriana que afeta as plantas cítricas, causando declínio nas árvores, deformação dos frutos e ameaçando seriamente a produção – subiu de 24,42%, em 2022, para 38,06% em 2023 em todo cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, segundo levantamento recentemente divulgado pelo Fundecitrus. 

Essa doença é causada por bactérias que integram o grupo Candidatus liberibacter. Sintomas desse significativo problema fitossanitário incluem folhas amareladas ou com manchas irregulares. Árvores que apresentem tais indícios necessitam de vigilância constante a fim de possibilitar um diagnóstico precoce. Afinal, não existe tratamento para a doença. 

Se não existem tratamentos, é preciso erradicar as plantas infectadas – a fim de evitar a dispersão do problema pelo pomar. Imagine o tamanho do problema. O país produz mais de 16 milhões toneladas de laranja por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A disseminação do greening por toda a área causaria um prejuízo superior a R$ 12 bilhões. 

A transmissão da bactéria se dá por meio de insetos da família dos Psyllidae (ou psilídeos). Ao se alimentar da seiva das árvores, eles acabam passando o microrganismo para a planta. Isso sem contar o fato de que, mesmo que não houvesse a Candidatus liberibacter, o ato de sugar, em si, já enfraqueceria as árvores, fazendo com que produzissem menos. 

Anuncio congado imagem

O combate aos psilídeos – cuja fêmeas podem depositar até 800 ovos – se faz urgente: o Fundecitrus indica que mais de 77 milhões de árvores estão doentes do total de quase 202 milhões de laranjeiras existentes na região em análise. O clima brasileiro, predominantemente quente e úmido, ainda, se faz ideal para que o vetor aumente sua presença. 

O uso de soluções com inseticidas de diferentes modos de ação tem sido recomendado para evitar a evolução da resistência do inseto. O inseticida Sperto, da UPL, é um exemplo dessas soluções. Testado e comprovado cientificamente, ele possui alta eficiência, ação de choque e longo residual. Ao paralisar imediatamente os danos causados pelo psilídeo, o programa da UPL tem se revelado a melhor estratégia do mercado para o controle da praga que prejudica a citricultura, contribuindo para uma produção cada vez mais elevada e de qualidade superior. 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: