Estudo sobre resiliência climática conquista Prêmio Eco em Sustentabilidade
Pesquisa da Vittia e IF Goiano relaciona o uso de defensivos biológicos à maior capacidade dos cultivos em resistir a efeitos climáticos
Aconteceu na noite dessa quinta (9/11), em São Paulo, a cerimônia anual de entrega do Prêmio Eco. Na lista das iniciativas premiadas pela Amcham nesta edição, uma pesquisa 100% brasileira conseguiu comprovar que tecnologias biológicas destinadas à proteção das lavouras contra pragas e doenças são capazes de aumentar também a capacidade dos cultivos de resistir a efeitos climáticos, como falta ou excesso de chuvas, e variações bruscas de temperatura, por exemplo. O estudo, conduzido pela empresa brasileira de biotecnologia Vittia em parceria com o Instituto Federal Goiano (Campus Rio Verde) leva o prêmio na categoria sustentabilidade.
Os resultados obtidos pela pesquisa Soluções Biológicas para a Resiliência Climática da Vittia e IF Goiano representam um importante passo na busca por soluções biotecnológicas para os desafios climáticos enfrentados pela agricultura. “Ao comprovarmos que, além do combate a pragas e doenças, microrganismos usados em defensivos biológicos têm grande potencial para serem importantes aliados também na superação do desafio de resiliência climática, abrimos um novo caminho para o uso mais eficiente dos recursos naturais e oportunidades para ganhos em produtividade com sustentabilidade”, destaca a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Vittia, Jéssica Brasau.
Foram quase quatro anos e diferentes pesquisadores debruçados sobre esse desafio. “A Vittia sabe da importância da parceria com instituições de ensino e, ao longo de sua história, promove a pesquisa e o conhecimento sobre produtos biológicos com o objetivo de mostrar não só a relevância dos benefícios da aplicação dessa tecnologia, mas também o impacto positivo que traz ao produtor, à sociedade e ao meio ambiente”, destaca a Coordenadora de Sustentabilidade da Vittia, Ana Laura Pavan. “São produtos que têm permitido um incremento de produtividade porque, além de promoverem defesa e nutrição das plantas, são capazes de evitar danos econômicos causados por fatores climáticos, como o estresse hídrico e variações de temperatura – além de não causarem danos ao homem e ao meio ambiente”, completa.
Para a pesquisadora do IF responsável pela condução do estudo, Dra. Fernanda Farnese, é uma grande satisfação ver uma tese de doutorado ser reconhecida em um prêmio nacional: “Vem coroar um trabalho longo, de quatro anos, e de muito esforço e dedicação. É um reconhecimento importante, um prêmio muito tradicional, e a gente fica muito feliz com esse reconhecimento”.
Nesta 40ª edição, o Prêmio Eco chancela a Vittia – pelo segundo ano consecutivo – como uma das empresas que promovem melhores práticas empresariais voltadas à sustentabilidade dos negócios, da sociedade e do meio ambiente. “Inserir conceitos de sustentabilidade na gestão, nos processos e nos produtos e serviços, soma valor às organizações e contribui para a reputação, os processos de inovação, a eficiência e a competitividade do negócio”, destaca a Amcham Brasil, entidade organizadora do prêmio.
Sobre a Vittia
A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia e nutrição especial de plantas, com soluções para diversas culturas agrícolas, está presente há 52 anos no país com a missão de permitir aos produtores ganhos de rentabilidade por área e melhoria do balanço socioambiental, entregando excelência em produtos e serviços para a agricultura.
Sempre expandindo sua atuação a favor do agronegócio por meio de pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, a empresa, dedicada à produção de insumos de alta tecnologia para a agricultura, conta com diversos produtos nas linhas de adjuvantes, inoculantes (fertilizantes biológicos), acaricidas, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para a agricultura e pecuária.
A Vittia possui três unidades industriais localizadas em São Joaquim da Barra, além de unidades em Serrana, Ituverava e Artur Nogueira, no estado de São Paulo, e em Paraopeba e Patos de Minas, no estado de Minas Gerais. Atualmente, conta com cerca de 1200 colaboradores entre equipes administrativas, de produção e especialistas de campo. Comprometida com os princípios da sustentabilidade, a empresa visa criar valor por meio da inovação e ampliação de negócios com aquisições estratégicas no mercado. Em 2022, a receita líquida da empresa foi de R$ 851 milhões.
Além disso, a Vittia recebeu do MAPA o Selo Agro+ Integridade, que se destina a premiar empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade.
Mais informações no site e nas redes sociais Youtube, Instagram, Linkedin e Facebook
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!