Diazinon é ferramenta aliada no controle de moscas domésticas em propriedades rurais
Uso de soluções com o princípio ativo em pulverizadores requer cuidados para saúde humana e ambiental
A mosca doméstica (musca domestica) é uma espécie vetora de inúmeras doenças em propriedades rurais e ambientes urbanos. Seus hábitos são extremamente nocivos para a produção animal, assim como para a saúde humana. “É um inseto que vive em matérias orgânicas contaminadas, como fezes, lixo ou resto de alimentos, onde já há presença de microrganismos que representam grande risco à saúde animal, principalmente. Esse é o momento de maior preocupação, pois a umidade e altas temperaturas favorecem sua proliferação”, explica Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol Saúde Animal.
A mosca doméstica é responsável pela transmissão de mais de 60 doenças – com potencial de infectar animais e humanos. Com habilidade de viver em zonas urbanas e rurais, a M. domestica tem como preferência materiais orgânicos em fermentação para seu desenvolvimento e a colocação de ovos, como fezes de bovinos, suínos e equinos, restos de insumos alimentares dos animais, assim como fossas abertas, aterros sanitários e fezes humanas. Outras características de propriedades rurais também a atraem, como o leite produzido por vacas leiteiras.
O diazinon, inseticida organofosforado, se mostra extremamente eficaz para controlar a infestação de moscas domésticas. “A aplicação do diazinon requer o cumprimento de protocolos de segurança e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta, para evitar a intoxicação humana, animal e do meio ambiente. É importante que o produtor rural utilize macacão, chapéu, botas e luvas impermeáveis para sua proteção”, explica Coutinho.
Aplicado por meio da diluição em água e pulverizadores costais, o Diazitop® PM – solução da Vetoquinol Saúde Animal, que celebra 90 anos de fundação em 2023 – não deve ser aplicado contra o vento, para evitar inalação da névoa do pulverizador. Além disso, como ação de responsabilidade ambiental, o produtor não deve lavar os EPIs utilizados para evitar que a água utilizada na lavagem contamine outros locais.
“O Diazitop® PM é indicado para pulverização de pisos, tetos, paredes, galpões, estábulos, bezerreiros, currais e baias e é uma solução extremamente eficiente para o controle da mosca doméstica”, afirma Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol. O Diazitop® PM é uma solução integrante da linha ambiental da Vetoquinol Saúde Animal. “A linha evidencia a preocupação da companhia em oferecer soluções ao mercado que estejam alinhadas em promover a saúde de animais e humanos, melhorar a qualidade de alimentos e reduzir os impactos ambientais, protegendo os recursos naturais, a fauna, a flora e a geração de segurança alimentar”, finaliza Oliveira.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!