APA e CDA: mais uma vez unidas em defesa da sanidade da avicultura paulista

Compartilhar

No dia 31 de outubro, a Associação Paulista de Avicultura (APA), entidade representante oficial da cadeia de produção avícola do estado de São Paulo, renovou o Termo de Colaboração em Defesa Sanitária Animal com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA)

 

No final de outubro, dando continuidade às ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola no Estado de São Paulo (PESA), a Associação Paulista de Avicultura e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo (SAA), renovaram o Termo de Colaboração para a implementação das ações direcionadas à defesa sanitária animal no Estado.

José Roberto Bottura, Diretor Técnico da APA, explicou que o Termo de Colaboração em Defesa Sanitária tem por objetivo manter o status sanitário dos avícolas do estado de São Paulo através de ações de orientações e coletas de amostras dos agentes das principais enfermidades de interesse para a avicultura paulista. “Neste momento o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) é foco.”

A assinatura ocorreu na cidade de Presidente Prudente por ocasião do III Fórum Paulista de Febre Aftosa onde estiveram presentes na assinatura da renovação do Termo de Colaboração o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o presidente da APA, Érico Pozzer, e o coordenador da CDA, Luiz Henrique Barrochelo.

Vale lembrar que o setor avícola do Estado de São Paulo representa o terceiro PIB agrícola do estado e tem o seu reconhecimento pela SAA/CDA, por isso o fortalecimento do PESA com as seguidas renovações dos Termos de Colaboração onde 14 médicos veterinários e três assistentes administrativos são disponibilizados para a CDA pela APA para atuarem exclusivamente no setor avícola paulista.


O convênio estabelecido entre a APA e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, teve início em 2006. A APA, representante oficial do setor avícola do estado de São Paulo, tem contribuído ativamente em parceria com a CDA na monitoria e controle da manutenção do status sanitário das granjas do estado.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e da CDA, em 2022, o Estado de São Paulo produziu 1,53 milhão de toneladas de carne de frango e ocupou a quarta posição no ranking das unidades federativas, respondendo por 11,9% da produção da avicultura de corte. Além disso, o estado é o maior produtor de ovos comerciais do país, produzindo 16,3 bilhões de ovos anualmente (44,7 milhões por dia) e alojando 31,1% das poedeiras comerciais (58 milhões de cabeças). Para o presidente da APA, Érico Pozzer, a renovação confirma o sólido trabalho mantido ao longo dos anos por meio do convênio celebrado entre a associação e o Governo do Estado de São Paulo. “Considero de suma importância este trabalho, cujo maior beneficiado são os avicultores paulistas”, completa.

Fonte: AI


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: