Iniciativa apoiada pela Gênica leva agricultura, educação financeira e empreendedorismo a adolescentes de escola no interior de São Paulo
Por meio de jogos de tabuleiro, projeto Pedagogia da Horta contribui para a formação de conhecimentos e habilidades em jovens de baixa renda em Votorantim (SP)
O olhar para o futuro e o desenvolvimento sustentável do planeta é algo que, cada vez mais, vem ganhando prioridade em diferentes setores da sociedade. Dada essa importância, a parceria entre a Gênica, empresa 100% brasileira especializada em bioinsumos, e o Instituto Dorcas Rodrigues para a promoção do projeto Pedagogia da Horta, uma iniciativa realizada na escola Wilson Prestes Montes, de Votorantim (SP), que incentiva jovens de baixa renda a aprenderem sobre empreendedorismo e, educação financeira.
A ação foi idealizada após a análise do ambiente de horta da escola, onde adolescentes de 12 a 15 anos plantavam mudas e realizavam a colheita. No entanto, o Presidente do Instituto Dorcas Rodrigues, Alexandre Moreno explica que a prática evoluiu, englobando outros aspectos relacionados à gestão da horta para que o projeto Pedagogia da Horta ganhasse vida.
“Observando a realização dessa atividade pelos jovens, percebemos que eles não tinham conhecimentos sobre o que vem após a colheita dos produtos. Verificamos nisso uma oportunidade de agregarmos nesse processo o ensino da quantificação e precificação dessa produção, bem como dos benefícios que esses alimentos proporcionam para a saúde. Dessa forma, a Pedagogia da Horta tomou forma e nasceu, no formato de disciplina eletiva da grade curricular da escola”.
Nas aulas, o objetivo dos jovens é construir empresas, sendo a horta a ferramenta para a obtenção de conhecimentos envolvendo clientes, mercado consumidor, distribuição de cargos e desenvolvimento da marca do empreendimento.
Falando a língua dos jovens
Moreno, que também é coordenador desse projeto, conta que esse processo é realizado por meio de uma sequência de jogos de tabuleiro. “Esse é um formato mais atrativo para a faixa etária desses jovens, fazendo com que eles aprendam coisas novas ao mesmo tempo que se divertem”, pontua.
A partir dos jogos, os adolescentes passam a ter conhecimento sobre os produtos que eles cultivam, a forma adequada de plantá-los, os desafios que podem ser enfrentados para o desenvolvimento do alimento e habilidades de negociação.
“O apoio da Gênica foi essencial nessa etapa do projeto, investindo na criação dessa simulação para contribuir com o aprendizado dos alunos da escola Wilson Prestes Montes. Por meio desse recurso, eles passam a ter uma visão mais ampla sobre a horta como um negócio de fato, estimulando os conhecimentos em empreendedorismo, educação financeira e alimentação saudável”, detalha Alexandre Moreno.
Para o CEO da Gênica, Marcos Petean, o apoio a essa iniciativa vai ao encontro do que a empresa valoriza e busca para o futuro . “Esse projeto é muito alinhado ao que a Gênica acredita: aprendizado constante, empreendedorismo e tudo isso sendo realizado num ambiente agro. É por meio da educação que conseguimos transformar e realizar mudanças estruturais na sociedade, e poder mostrar a esses jovens quão sustentável é o agro, é uma grande oportunidade.”.
O trabalho realizado pelo Instituto Dorcas Rodrigues segue três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), educação de qualidade (ODS 4) e trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).
“Contribuir na formação de jovens que serão o futuro do país é um dos passos para que o Brasil continue sendo essa referência na produção sustentável de alimentos, fibras e energia. E com esse projeto, com certeza muitos jovens terão uma melhor formação e uma visão das oportunidades que existem no ecossistema agro”, encerra Petean.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!