Tomate híbrido recém-lançado se destaca na tomaticultura pelos resultados no cultivo em tempo seco e colheita no período de chuvas
Além de frutos firmes, alta produtividade e resistência a doenças, Tomate Ferrari ganha espaço entre os produtores de Minas Gerais pelo bom desempenho em épocas críticas
Maior resistência a diferentes doenças, alta produtividade e frutos uniformes, com uma coloração que chama a atenção de qualquer olhar. Essas são somente algumas das características e diferenciais do tomate Ferrari, uma das novidades da linha Topseed Premium – pertencente a Agristar do Brasil. O lançamento ocorreu durante a Hortitec deste ano.
O híbrido teve seus primeiros testes realizados em outubro de 2022, em Minas Gerais, e desde o início já mostrava seu potencial. Isso porque o fruto se formaria em um dos períodos mais críticos do cerrado mineiro, com extrema seca, baixa umidade do ar e altas temperaturas, e teria sua colheita junto às primeiras chuvas do mês de novembro.
“Geralmente, nesse período a maioria dos materiais apresenta muitas manchas (cracking) e rachaduras, porém a performance do tomate Ferrari foi diferente, tivemos frutos lisos, sem manchas. Outro ponto de destaque foi a alta tolerância que o material apresentou para a deficiência de cálcio, não observamos nenhuma planta no campo com esse problema”, explica o Especialista em Tomates e Pimentões da Agristar do Brasil, Thiago Teodoro.
Em relação a produtividade, ele conta que, com mil pés, atingiram cerca de mais de 550 caixas. Diante de resultados tão positivos, o especialista ganhou confiança para ampliar a área de testes e, de janeiro a junho desse ano, o triângulo mineiro obteve mais de 15 áreas de tomate Ferrari.
Outro diferencial é a alta tolerância para as viroses, sobretudo ao geminivírus que, entre janeiro e abril desse ano apresentou maior incidência no campo. “Fazendo um comparativo, observamos que híbridos sem a resistência na região tiveram uma contaminação em torno de 30% de geminivírus, enquanto nosso material não apresentou uma planta sequer”, diz.
A aceitação da cultivar tem crescido dentro das porteiras. Grande parte dos produtores que realizaram os testes já estão com áreas maiores, em busca de segurança, produtividade e qualidade.
“Eu e meus filhos gostamos muito do tomate Ferrari. ‘Carrega’ bem, a cor é boa e, nas vendas, também foi positivo. Mandamos para Uberlândia e São José do Rio Preto, e não tivemos problema nenhum em relação a qualidade dos frutos. Outra grande vantagem é que ele não dá virose. Os materiais de outras marcas que nós plantamos tiveram. Então, acredito que é bem promissor mesmo para o mercado”, compartilha o produtor José Márcio Pereira, de Araguari (MG), que planta tomate há 38 anos. Atualmente, ele toca a propriedade junto aos dois filhos, Marcos Paulo e Eduardo.
Ainda em Araguari, o produtor Valdomiro Cursino Vieira, da Fazenda Santo Antônio ressalta sobre o desempenho e aceitação da cultivar. “No primeiro teste com o Ferrari plantei 200 pés. Com resultados satisfatórios já nessa primeira fase, decidi aumentar a produção e, até o momento, já tenho 6 mil pés. A aceitação do meu comprador, comparando com o tomate de outra marca que tenho na fazenda, foi muito boa, e o padrão dos frutos, inclusive, aparentemente foi até melhor”.
E os bons frutos são colhidos, também, no estado de São Paulo. Com uma pequena propriedade na região de Itapeva, o produtor Gerson Alves de Almeida compartilha suas impressões. “Eu gostei muito do Ferrari. Algumas das principais características são os frutos graúdos, com peso e com uma maduração que surpreendeu. Inclusive recebi várias visitas de outros produtores, que vieram conhecer a variedade de perto”. Atualmente, Gerson possui 3 mil pés de Ferrari, sendo mil plantados diretamente no solo – processo que recebe o nome de pé-franco- e 2 mil enxertados.
“A cultivar realmente tem tido uma ótima aceitação na região. Dos feedbacks que recebo, além das questões de produtividade, boa qualidade e peso de fruto, os produtores também falam sobre a resistência oferecida, principalmente diante das épocas de chuvas que temos”, diz Ruan Felipy, Consultor Técnico da revendedora Natural Sudoeste Agronegócios, localizada em Taquarivaí (SP). Segundo ele, a produção média é de 300 a 350 caixas a cada mil pés.
O Especialista complementa dizendo que o sucesso do tomate Ferrari nas lavouras se deve “a um conjunto de características que foram trabalhadas durante o seu desenvolvimento para entregar ao produtor rural uma variedade completa. Ele possui alta qualidade, com excelente produtividade, resistência às principais doenças foliares, às chuvas e ao transporte”.
Sobre a Agristar
A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.Para mais informações acesse: www.agristar.com.br. Siga a Agristar nas redes sociais: Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil Instagram: @agristardobrasil
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!