Metrite em vacas leiteiras impacta na reprodução e gera grandes prejuízos

Compartilhar

A metrite é uma condição inflamatória que afeta o endométrio – revestimento interno do útero. Essa inflamação pode ser causada por diferentes fatores, como traumas durante o parto, infecções bacterianas após o parto (puerpério), ou retenção de placenta. “Uma característica importante do animal que apresenta a doença é a queda na produção de leite, que ocasiona um desequilíbrio na produção, e consequentemente, gera um grande prejuízo financeiro para os produtores”, explica a médica-veterinária Monique Hoffmann, coordenadora de produtos de grandes animais da Syntec.

A inflamação do endométrio pode acarretar diversos quadros que prejudicam a fertilidade e a capacidade de concepção e pode ser classificada em três tipos principais: metrite clínica, metrite subclínica e endometrite. “Os sinais clínicos mais observados incluem febre, descarga vaginal anormal (muitas vezes com odor desagradável), redução no apetite, diminuição na produção de leite, apatia e outras manifestações de doença. A vaca pode estar visivelmente doente e apresentar uma postura arqueada devido à dor”, alerta a veterinária.

De acordo com Monique a presença de corrimento vaginal durante cerca de duas semanas após o parto indica involução uterina bem-sucedida. Porém quando esse corrimento permanece além desse período e a descarga vaginal fica com mau odor e coloração alterada, e o animal apresenta febre, é um sinal de alerta. Nesse caso, é importante a necessidade de procurar o atendimento de um veterinário.

O diagnóstico rápido e o tratamento adequado são cruciais para minimizar os danos e manter a saúde reprodutiva do rebanho. “O tratamento geralmente inclui a administração de antibióticos e anti-inflamatórios. A prevenção também é fundamental e envolve práticas de manejo adequadas durante o parto e o período pós-parto, como, garantir um ambiente limpo e higiênico, além de uma boa nutrição para fortalecer o sistema imunológico”, finaliza a coordenadora.

Para auxiliar os produtores, a Syntec do Brasil desenvolveu o Gentomicin, um antibiótico injetável de amplo espectro, formulado à base de Sulfato de Gentamicina. Gentomicin é recomendado para aves, bovinos, caprinos, equinos e suínos. Exerce uma maior ação contra microrganismos Gram-negativos e atua contra alguns microrganismos Gram-positivos, auxiliando em diversas infecções.


Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d