Com período chuvoso chegando, é preciso ficar atento aos cuidados com os cavalos, um dos maiores aliados no campo

Compartilhar

“O criador de cavalos precisa redobrar sua atenção. Períodos quentes e com chuva potencializam o risco de surgimento de doenças dermatológicas em equinos, seja diretamente, afetando principalmente os animais à pasto por conta da umidade, ou indiretamente, pelo aumento de insetos e ectoparasitas. Por vezes negligenciadas, essas questões podem prejudicar o bem-estar dos animais e comprometer o seu desempenho atlético.” O alerta é feito por Alexandre Augusto Cerqueira Tinôco, sócio-fundador da Clínica do Rancho, a primeira empresa veterinária especializada em cavalos e com atendimento 24 horas na Bahia.

Nesses períodos, a inspeção frequente dos animais é fundamental, sendo importante contatar o Médico-Veterinário ao sinal de qualquer problema na pele, como queda de pelos e presença de crostas, inchaços, vermelhidão ou secreções. “O auxílio do profissional capacitado nesses casos é ainda mais importante porque, muitas vezes, diferentes doenças possuem apresentações parecidas, mas prognósticos e tratamentos bem diferentes”, completa.

Os quadros variam de infecções que entram em remissão espontaneamente passadas as chuvas, como dermatofilose (causada por uma bactéria) e dermatofitose (causada por alguns fungos) a quadros com comprometimento da longevidade atlética do animal, como a habronemose cutânea (resultante do ciclo errático de um parasita do estômago dos equinos) ou a hipersensibilidade à picada de insetos (uma reação alérgica), ou mesmo da própria vida, como a pitiose (causada por um pseudo-fungo).

“Muitos desses problemas estão relacionados à proliferação das incômodas moscas. Além da dolorosa picada, irritação causada nos animais e das miíases (bicheiras) causadas por suas larvas, também são responsáveis por transmitir diversas doenças e potencializar o risco de outros problemas dermatológicos ao romper a integridade da barreira da pele”, alerta Tinoco.

Algumas dicas podem ajudar a evitá-las. “Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado redobrado com a limpeza das camas nas baias e nos piquetes, tanto na frequência quanto na escolha do local de descarte dos resíduos. O uso de repelentes ou de iscas artificiais na propriedade são importantes aliados. Além disso, pode-se lançar mão de telas nas baias, máscaras protetoras ou ventiladores para proteger os animais”, salienta o veterinário.

Anuncio congado imagem

“O tratamento adequado das feridas e lesões tem importante papel nessas épocas, evitando as moscas atraídas pelas secreções e as infecções secundárias”, finaliza.

Uma das empresas líderes em saúde animal para equinos, a Vetnil possui em seu portfólio uma ampla gama de soluções para auxiliar o tratamento de feridas em equinos. Tergenvet®, por exemplo, ajuda a remover crostas e secreções, sem agredir o tecido danificado. O antimicrobiano Furanil® previne infecções nas feridas por meio de ação antisséptica. Para as lesões já infectadas, a pomada Vetaglós® ajuda a combater microrganismos e acelerar o fechamento dos bordos. E, por último, Alantol®, pomada que ajuda na cicatrização final e na regeneração da pele, além de conter um veículo repelente.

“O estresse e o desconforto que o animal sofre em razão desses problemas não pode ser desconsiderado. As alterações comportamentais podem gerar consequências negativas, como redução de ingestão hídrica e alimentar. Tudo isso é uma porteira aberta para outras enfermidades. Deve-se ter em mente que os ferimentos serão mais difíceis de tratar se o cavalo não tiver condições nutricionais adequadas. Por isso, o uso de suplementos que contenham biotina, zinco e aminoácidos sulfurados pode ser importante para auxiliar na estrutura e qualidade da barreira cutânea, facilitando a recomposição da pele. Estar atento aos mínimos detalhes ajuda o bem-estar e a produtividade dos equinos”, finaliza Tinôco.

Sobre a Vetnil

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: