Como o cacau ajuda no combate à emissão de carbono?

Compartilhar

Além de dar origem ao chocolate, o cacau também influencia no meio ambiente e na sustentabilidade

Além de ser o ingrediente base do chocolate, o cacau desempenha um grande papel no combate à emissão de carbono. Gás esse, responsável por danos irreversíveis na atmosfera, como o efeito estufa e o aquecimento global.

Existem diversas formas de mitigar os efeitos causados pela emissão de carbono, e é nesse ponto que o cacau pode contribuir. As árvores que produzem cacau possuem propriedades que permitem a captura e o armazenamento de grandes quantidades de dióxido de carbono, por meio da fotossíntese.

No entanto, o cacau não se limita apenas a esse processo. Uma estratégia muito adotada para “remover” o carbono da atmosfera é o uso do “biochar”. O biochar é um tipo de carvão vegetal produzido a partir da queima controlada de resíduos agrícolas, como a madeira. A empresa Circular Carbon, uma das maiores do mundo nesse ramo, começou a utilizar cascas de cacau, obtidas de uma empresa vizinha produtora de chocolate, nesse processo. 

Os agricultores da região de Hamburgo, na Alemanha, compram o produto final. Anteriormente, essas cascas de cacau eram descartadas de maneira convencional, aumentando ainda mais a liberação de carbono na atmosfera.

Anuncio congado imagem

Além disso, a produção de cacau tem se tornado cada vez mais sustentável em todo o mundo, o que também auxilia no combate à emissão de carbono. Muitas vezes, árvores de sombra são utilizadas no cultivo do cacau, fornecendo proteção contra a luz solar direta e atuando como uma forma direta de sequestro de carbono.

Outras opções de plantio de Cacau

Para diversificar, outra modalidade adotada por grandes produtores de cacau são as “agroflorestas”. Essas florestas combinam o cultivo de cacau com outras espécies de árvores, principalmente árvores frutíferas. Isso preserva a biodiversidade e aumenta o sequestro de carbono, resultando em uma redução significativa na emissão de carbono.

O cultivo de cacau também ajuda na conservação do solo, a partir do momento que a produção de cacau ajuda a reter o carbono no solo e não o libera para a atmosfera, mais uma vez entrando no conceito de agrofloresta.

A presença do cultivo de cacau nessas agroflorestas também ajuda a reduzir queimadas e desmatamentos em regiões que sofrem com esses problemas, como a floresta amazônica.

Outras ações sustentáveis estão ganhando cada vez mais espaço na redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Uma das principais é o uso de fontes de energia renovável, visando diminuir a dependência de combustíveis fósseis. Algumas residências podem adotar essa estratégia, por meio da instalação de um gerador de energia solar, por exemplo.

Além disso, a conservação de energia e a agricultura sustentável, como no cacau, também estão sendo amplamente adotadas e recebendo mais investimentos.

Fonte: Thaís Cal, Imagem: iStock.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: