Metrites e endometrites prejudicam a reprodução e o ciclo do leite gerando prejuízos
As doenças uterinas afetam muitos animais no período pós-parto, impactando negativamente a produção leiteira e a longevidade na propriedade. “As metrites, inflamações que acometem todas as camadas do útero, e as endometrites, classificadas como as inflamações restritas ao endométrio, podem prejudicar a produção e reprodução dos animais. As consequências estão relacionadas com o atraso na retomada do ciclo ovariano após o parto, aumento do intervalo entre partos e queda nas taxas de prenhez, diminuindo a produtividade leiteira e aumentando o risco de descarte”, explica a médica veterinária Monique Hoffmann, coordenadora da linha de grandes animais da Syntec.
Segundo Monique, a metrite aguda, “é mais comum nos primeiros 21 dias pós-parto e, geralmente, está associada à distocia (dificuldades ou complicações durante o parto), retenção de placenta e/ou aborto. Já a endometrite, geralmente é consequência da metrite aguda e surge após o 21º dia do parto, podendo ser clínica, com aumento dos cornos uterinos e descarga purulenta, ou subclínica.”
A veterinária alerta que é preciso ficar atento aos sinais clínicos. “O surgimento de corrimento uterino deve ser observado quanto ao seu aspecto geral e odor, descargas uterinas fétidas de coloração vermelho-acastanhada e febre são indicadores de um quadro de infecção uterina. Nos casos mais graves, além da queda da produção de leite, podem ocorrer inapetência, desidratação e toxemia, uma infecção generalizada.”
O diagnóstico pode ser feito por meio da palpação transretal, de ultrassonografia e vaginoscopia. É importante reforçar que a avaliação da secreção cérvicovaginal é de suma importância para fechar o diagnóstico. Sobre o tratamento, Monique indica que pode ser feito “com antibioticoterapia em associação com anti-inflamatório não esteroidal com efeito analgésico e antitérmico é eficaz no combate a infecção e controle dos sinais clínicos.”
Para auxiliar os produtores de leite a proteger seu rebanho dos prejuízos causados por essas afecções uterinas, a Syntec do Brasil desenvolveu Gentomicin, antibiótico injetável de amplo espectro, formulado à base de Sulfato de Gentamicina. Gentomicin exerce ação maior contra micro-organismos Gram-negativos e atua contra alguns Gram-positivos. Sua ação é antibiótico-bactericida, sendo eficaz para quadros de metrites e endometrites, os quais, também podem ser tratados por meio de infusão intrauterina.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!