A importância das abelhas na polinização do tomateiro

*Por Gabriela Botelho, engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia e consultora de Stewardship da IHARA
O tomateiro não é considerado uma planta dependente de insetos polinizadores para a sua produção, porém se beneficia da visitação de abelhas durante seu florescimento, tanto para o aumento do número de frutos formados, como na qualidade desses frutos.
As abelhas que apresentam a capacidade de vibração toráxica (buzz pollination) são as mais eficientes no processo de polinização nos cultivos de tomate quando comparadas com as demais, pois promovem a vibração das anteras das flores hermafroditas do tomateiro, o que facilita a liberação do grão de pólen para que possa chegar até o estigma e a partir daí a fecundação e a formação do fruto.
Algumas espécies de abelhas nativas são capazes de realizar essa polinização por vibração como as do gênero Exomalopsis sp., observadas em vários campos de cultivos de diferentes regiões do Brasil. Em nosso país, a prática de inserir colmeias de Melipona quadrifasciata (conhecida popularmente como abelha mandaçaia) em casa de vegetação durante a florescimento do tomateiro é bastante promissora para aumentar, sobretudo, a qualidade dos frutos.
As abelhas do gênero Bombus, conhecidas como mamangavas, também são importantes polinizadoras para a cultura e são utilizadas em todo mundo para promover a buzz pollination em casas de vegetação de tomate.
Muitas abelhas que polinizam as flores de tomate constroem seus ninhos no solo, por isso é um desafio a manutenção destas espécies em áreas de cultivo aberto. As práticas de conservação do solo, aliadas ao uso correto de defensivos agrícolas, à preservação de fragmentos de florestas e à manutenção da diversidade vegetativa para oferta de néctar e outros recursos florais necessários para sobrevivências das abelhas são essenciais para manter a longevidade das populações no entorno da cultura.
Outra ação que pode auxiliar o produtor na conservação dos polinizadores é buscar conhecer mais sobre as principais espécies e seus hábitos e saber diferenciá-las dos demais insetos que representam prejuízos ao cultivo.
Para levar informação e conhecimento aos produtores e profissionais do campo, a IHARA disponibiliza um manual sobre a polinização em diferentes culturas. Para saber mais, acesse o site do projeto, baixe o e-book gratuito e conheça mais sobre o projeto Conviver IHARA.

Fonte: Revisão de Culturas com Foco em Polinização de Abelhas, Volume 2. Publicação IHARA.
Sobre a IHARA
A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 58 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!