Produtividade nas lavouras cresce 15% com sistema de manejo biotecnológico
Ganho é resultado do programa de manejo oferecido pela Nutrimax Agricultura Científica, em parceria com a Alltech Crop Science, para minimizar perdas e garantir sustentabilidade
De família tradicional na agricultura, o produtor Geovani Guaresch, da Fazenda Colorado, entre Buritis e Unaí (MG), comprova que um sistema de manejo integrado com soluções biotecnológicas pode aumentar a produtividade da lavoura em mais de 15%. Grande produtor de soja, além de feijão, milho e sorgo, ele sofria perdas consecutivas decorrentes de seca, pragas e mau manejo. “Isso foi mudando conforme fomos adotando medidas para mitigar”, conta. Desde 2009, passou a usar as soluções nutricionais da Alltech Crop Science para melhorar o desempenho no campo, como o fertilizante foliar Grain-Set, da linha Performance. Segundo Geovani, a partir da adoção do Sistema de Manejo Nutrimax (SMN), a média de colheita de soja na propriedade saltou de 66,5 sacas por hectare para 77 e de milho, de 186 para 217.
“O produtor mais eficiente não é o que produz mais, mas o que perde menos”, define o engenheiro agrônomo Cleiton Cavagnoli, diretor técnico e de inovações da Nutrimax Agricultura Científica. Ele é o idealizador do SMN, programa de investigação que levanta os principais problemas físicos, químicos e biológicos que podem causar danos ou prejuízos ao sistema produtivo de qualquer cultura, faz o diagnóstico e aponta soluções, desde o condicionamento do solo até o pós-colheita. “O SMN é uma ferramenta para mitigar perdas e começa pelo solo, que é responsável por até 30% das perdas do potencial produtivo das culturas e é onde podemos interferir positivamente, reduzindo drasticamente outros fatores de perdas como, por exemplo, o clima”, explica.
Com assistência técnica personalizada, o SMN visa garantir uma prática agrícola baseada em resultados de pesquisa, inovações e soluções cientificamente comprovadas, capazes de tornar o negócio eficiente e sustentável. Aliás, um dos pré-requisitos para participar do programa é ter uma pegada de sustentabilidade. “As soluções biotecnológicas melhoram a produtividade, a qualidade e, consequentemente, o ganho econômico do produtor”, destaca o engenheiro agrônomo Flávio Serafini, gerente de vendas da Alltech Crop Science. Outro benefício do sistema de manejo que ele salienta é a melhora da saúde do solo, que pode ser atestada pela tecnologia de análise de solo BioAS, desenvolvida pela Embrapa. “Um solo fértil é um solo quimicamente corrigido, fisicamente desimpedido e biologicamente ativo e o SMN atua na melhora do equilíbrio do solo, fortalecendo a base para que a planta expresse o máximo do potencial genético com a melhor qualidade”, ressalta Cleiton.
Em muitos casos, o programa detecta a falta de diversidade biológica, o que aponta sucessão de culturas (e não rotação de culturas) em locais de plantio direto. “Em áreas mais doentes, a recomendação é recuperar a diversidade biológica com algum tipo de cobertura verde por 70 a 90 dias e selecionar micro-organismos benéficos para fazer a reinoculação do solo, usando essas plantas como hospedeiras, para que o solo volte a ter um melhor equilíbrio, tornando assim o ambiente mais supressivo aos patógenos antes de colocar outra cultura”, indica o diretor da Nutrimax. “Quando fazemos o trabalho e sofremos um veranico de 30 dias na soja, dependendo da fase fenológica que a mesma se encontra, reduzimos as perdas na casa de 12 até 20 sacas por hectare”, revela.
O SMN, que atende produtores do Leste de Goiás e Noroeste de Minas Gerais, será destaque do estande da Alltech Crop Science em parceria com a Nutrimax Agricultura Científica no galpão de negócios da Agrobrasília. Com o tema “Tecnologia para Sustentabilidade”, a feira acontece de 23 a 27 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na zona rural do Distrito Federal. Durante a Agrobrasília, os produtos da Alltech Crop Science serão comercializados em condições especiais.
Sobre a Alltech Crop Science
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de fertilizantes sólidos, nutrição, solo, proteção e performance, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).
Sobre a Nutrimax Agricultura Científica
Empresa que atua há 25 anos prestando serviço de assistência técnica com foco em manejo de solo, biotecnologia, nutrição e fisiologia vegetal buscando a máxima eficiência produtiva do sistema sempre preconizando o uso de inovações científicas que tragam resultados e tenham um apelo ecologicamente correto.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!