Nutrição balanceada no período de transição dos bovinos otimiza resultados
Equipe técnica da Guabi estará à disposição dos bovinocultores na Agrotins para criar estratégias nutricionais para período de transição águas/seca e período seco
A mudança do período chuvoso para o período seco é o momento em que ocorre queda da produção forrageira, o que causa escassez e queda dos níveis nutricionais, tornando-se um ponto de extrema atenção na gestão na produção de bovinos de corte. Cuidados durante os períodos de transição de águas para seca e vice-versa são essenciais para os produtores que buscam incrementar o ganho de peso do animal, mesmo durante a fase de menor ocorrência de chuvas e redução da oferta de forragem.
“Com estratégia e manejo adequados, de acordo com a categoria animal e objetivo, podemos otimizar os resultados da propriedade, buscando o equilíbrio entre o desembolso nutricional e o desempenho animal”, destaca o zootecnista e supervisor comercial de vendas da Guabi Nutrição e Saúde Animal, Ricardo Valadares.
As soluções nutricionais da Guabi Nutrição e Saúde Animal para bovinocultura estarão disponíveis na 23ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). O evento, realizado pelo Governo de Tocantins, acontece entre os dias 16 e 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas (TO). A equipe técnica da Guabi estará à disposição dos visitantes para desenvolver estratégias nutricionais adequadas e específicas para as necessidades de cada produtor.
A troca de estação representa algumas mudanças no manejo nutricional dos bovinos, já que passam a receber suplementos que são desenhados para o período seco, como ureados, proteinados, proteico energético e até mesmo ração. “Nesse período, o consumo animal aumenta: o que antes consumia 0,025% a 0,05% do peso vivo de suplemento mineral na estação de água, agora, passa a ter um consumo de 0,1%, 0,3%, 0,5% e até 1% do peso vivo de suplemento no período seco, dependendo da estratégia adotada”, explica Ricardo Valadares.
Segundo ele, os criadores precisam praticar estratégias nutricionais adequadas para enfrentar o período seco com mais facilidade. “O intuito é favorecer ao máximo o desempenho animal e econômico da propriedade, utilizando suplementações que garantem maior aporte proteico e até mesmo energético, para corrigir as deficiências que ocorrem no período seco, otimizando o consumo de forragem e favorecendo a performance animal em um período considerado crítico”.
Para o supervisor técnico de Ruminantes da Guabi, Mateus Velasco, adotar soluções nutricionais é a melhor forma de garantir que os animais sigam um processo estável durante o seu ciclo produtivo. “Nesse período de transição de águas para seca, ainda temos boa oferta de pasto. Dessa forma, a suplementação correta garantirá um melhor desempenho durante o período de transição, contribuindo para mantermos bons resultados durante o período seco”, ressalta. Historicamente, durante o período seco, ocorre o aumento de animais confinados, alternativa válida para quem busca incrementar o desempenho animal, encurtando o período de permanência na propriedade e reduzindo a ineficiência produtiva e econômica causada por este período, aponta o zootecnista.
A Guabi conta com produtos de alta tecnologia e assistência técnica capacitada para animais confinados, possuindo uma linha completa de núcleos minerais e concentrados proteicos. Adsorventes de micotoxinas, aditivos promotores de crescimento, probióticos, prebióticos e minerais orgânicos são as principais tecnologias utilizadas nos produtos da empresa.
Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal
A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que se dedica há 48 anos no desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado e hoje, é uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros, possuindo unidades fabris distribuídas pelo Brasil, Centros de Distribuição em diversos estados e o Escritório Nacional, em Campinas/SP. Para saber mais, acesse: http://www.guabi.com.br
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!