Executivos da Boehringer Ingelheim dos EUA realizam simpósio no IPVS sobre uso de tecnologia para controle de doenças em suínos

Compartilhar

Os médicos-veterinários Dra. Amanda Sponheim e o Dr. Eduardo Fano apresentaram estudos que demonstram a importância de medidas preventivas apoiada por dados e ferramentas tecnológicas

Junho de 2022 – Durante o IPVS 2022, realizado no Rio de Janeiro, a Boehringer Ingelheim promoveu um simpósio aos convidados com executivos da empresa dos Estados Unidos, com o tema Improving disease control using data and technology” (“Melhorando o controle de doenças usando dados e tecnologia”).

A apresentação tinha como objetivo mostrar a evolução da suinocultura mundial nos últimos anos por meio de estudos e tecnologias que contribuem para o manejo e controle de doenças endêmicas nas granjas. A Dra. Amanda Sponheim falou sobre a “Influência da detecção precoce de doenças respiratórias por meio do SoundTalks® no uso de antimicrobianos, na mortalidade e o impacto econômico geral da propriedade”.

O SoundTalks® é composto por dois equipamentos: um monitor que capta os sons do ambiente na granja e um aparelho que faz a filtragem dessa captação, separando apenas os sons respiratórios emitidos pelos suínos, que, por meio de inteligência artificial e machine learning, detecta possíveis doenças respiratórias nos animais antes de apresentarem sintomas clínicos. Esses alertas precoces são fundamentais para que o suinocultor interfira com antecedência, evitando a propagação da doença, infecções secundárias e grandes perdas econômicas. Além disso, evita uma intervenção mais incisiva por meio de antimicrobianos, garantindo o bem-estar dos animais.

A médica-veterinária apresentou um estudo com 1655 suínos de 11 meses de idade sobre o impacto econômico de uma intervenção precoce de doenças respiratórias por meio do SoundTalks® (Polson et al., 2022). O resultado demonstrou que a utilização da ferramenta pode gerar impactos econômicos positivos. Além disso, a coleta contínua de dados baseados na ferramenta permite a análise sistemática das intervenções.

O Dr. Eduardo Fano compartilhou seus conhecimentos e estudos sobre “Controle de Endemias – Pontos Críticos no manejo de doenças”. Em sua apresentação, ele destacou os desafios e ameaças dos patógenos primários na produção de suínos, como a Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS), o vírus Influenza A, o Mycoplasma hyopneumoniae, entre outras e infecções bacterianas endêmicas. Após a sua análise, a conclusão foi: “Se não há como mensurar, não há como melhorar”. Portanto, ele defende a utilização de tecnologias para obtenção de dados que possam analisar a incidência de enfermidades na granja, como o SoundTalks®, para garantir o bem-estar animal e melhorar a produtividade.

Participação no IPVS

A Boehringer Ingelheim contou com um estande próprio no local, onde apresentou tecnologias e inovações para a suinocultura e um time brasileiro e global para atendimento e demonstração das soluções aos convidados. O diretor da área de Aves e Suínos da empresa no Brasil, Abílio Alessandri, comemorou a participação: “O IPVS 2022 foi muito positivo para a Boehringer Ingelheim e a suinocultura brasileira como um todo. Além de recebermos os executivos globais no nosso país, tivemos a oportunidade única de mostrar as nossas tecnologias e soluções para produtores, médicos-veterinários, clientes e parceiros”.

Referências bibliográficas

Goodell C, Witt A, Rudy J, Hogan K, Alonso C, Polson D. Pathogen monitoring for early disease detection using oral fluid and air samples. AASV Conference Indianapolis, Indiana, USA; p.275; 2022

Polson D, Alonso C. Assessment of the economic value of early intervention triggered by an audio-based technology (SoundTalks®) following experimental seeder pig dual-challenge in a large research barn, 2022 ESPHM.

Rathkjen PH, Priebe A, Rasmussen L, Jensen LM, Argelin, MV, Jensen M, Kragh A, Alonso C. Real time sound based monitoring supports timely and inteligente data-based interventions based on the actual respiratory health status (ReHS) in nursery facilities. 2022 ESPHM

Silva GS, Schwartz M, Morrison RB, Linhares DCL. Monitoring breeding herd production data to detect PRRSV outbreaks. 2017 Preventive Veterinary Medicine; 148: 89-93.

Boehringer Ingelheim Saúde Animal

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal está trabalhando em inovação de primeira classe para a previsão, prevenção e tratamento de doenças em animais. Para veterinários, tutores, produtores rurais e governos em mais de 150 países, oferecemos um portfólio amplo e inovador de produtos e serviços para melhorar a saúde e o bem-estar de animais de companhia e de produção. Como líder global no setor de saúde animal e como uma empresa familiar, na Boehringer Ingelheim nós adotamos uma perspectiva de longo prazo. As vidas de animais e humanos estão interconectadas de maneiras profundas e complexas. Sabemos que quando os animais são saudáveis, os humanos também são. Ao usar as sinergias entre nossos negócios de Saúde Animal e Saúde Humana e ao agregar valor por meio da inovação, melhoramos a saúde e o bem-estar de ambos.

Informações para Imprensa:  

Ideal H+K Strategies 

Fábio Martins – 11. 4873-7621 – fabio.martins@idealhks.com 

Rodrigo Fonseca – 11. 4873-7621 – rodrigo.fonseca@idealhks.com 


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: