Quimtia Brasil se junta ao Projeto Órfão do Fogo para reabilitar animais agredidos por queimadas

A Quimtia Brasil está investindo para uma recuperação cada vez mais efetiva da fauna brasileira. A empresa, que hoje é considerada uma referência de insumos para a nutrição animal, tem trabalhado em conjunto com o Projeto Órfãos do Fogo, com o objetivo de suprir a alimentação de animais debilitados por conta de queimadas, com foco na reabilitação para soltura no ambiente natural.

Segundo a especialista Ana Raquel Faria, zootecnista e pesquisadora associada do Instituto Tamanduá, o processo de nutrição destes animais [que estão em fase de reabilitação] é de suma importância, pois possibilita melhores condições para a adaptação no habitat. “Na primeira fase, a alimentação deles era uma mistura líquida. Aos poucos, a ração seca cedida pela Quimtia é introduzida na dieta. A ração, além de fornecer os nutrientes que os tamanduás precisam, é mais parecida com o alimento que eles encontram em vida livre. A ração pode ser espalhada no solo, nos cupinzeiros e estimular os animais a forragear o alimento. Sem dúvida, um diferencial para o sucesso do projeto”, enfatiza.

Até o momento, mais de 10 tamanduás estão sendo beneficiados pela parceria. Os filhotes estão sob os cuidados da equipe do Instituto Tamanduá, no município de Aquidauana. “A nossa expectativa é estreitar parcerias como essa junto com outras instituições localizadas nos quatro cantos do Brasil”, afirma a coordenadora nacional de negócios da Quimtia, Hellencrys Camargo.

Cenário preocupanteEm 2020, o Pantanal vivenciou um período de seca sem precedentes, além de um incêndio de grandes proporções. Uma das espécies mais atingidas diretamente por este desastre ambiental foi o tamanduá bandeira. Seja por atropelamentos em movimentos de fuga, atacados por cães domésticos ou, ainda, vítimas do próprio fogo, a verdade é que muitos filhotes chegaram ao centro de reabilitação (CRAS) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile