Leilão Nelore JOP oferta 265 animais Nelore importados da Índia, em 15 de maio

Compartilhar

O projeto Nelore JOP, um dos responsáveis pela importação de genética Nelore da Índia para o refrescamento de sangue da raça no país, coloca à venda suas 169 melhores matrizes, 2 reprodutores de destaque e 94 bezerras e bezerros selecionados, no dia 15 de maio, a partir das 9h. Todos os animais são LEI (Livre Especial de Importação). São produtos da quarta geração dos embriões importados há duas décadas, uma genética pura, composta por linhagens inéditas para o refrescamento de sangue do rebanho, que contribui para o contínuo aumento da produtividade da pecuária brasileira.

“Trata-se de um dos mais importantes eventos da pecuária brasileira em 2022. É uma oferta inédita de fêmeas rigidamente selecionadas desde o nascimento, perfeitas para o acasalamento com os melhores reprodutores Nelore da atualidade. É uma inestimável contribuição para inibir o fator de consanguinidade”, assinala Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o Arnaldinho, ex-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e um dos maiores conhecedores da raça Nelore.

“A missão de trazer essa genética da Índia e colocar à disposição dos selecionadores brasileiros é emocionante. Escolhi os melhores touros e as principais vacas com características ideais para contribuir para o sucesso da pecuária brasileira. É impressionante o ganho genético que essa genética proporciona e que agora está à disposição de criadores de todo o país”, diz Ângelo Mário Prata Tibery, do Espólio OT, parceiro do Nelore JOP.

Além da qualidade genética dos embriões importados pelo Nelore JOP da Índia, o dr. Marcio Ribeiro da Silva, da Melhore Animal, destaca a avaliação técnica, utilizando as mais modernas técnicas disponíveis. “O cuidado é extremo desde o início do projeto, com rígida avaliação pré-desmama e pós-desmama. É fantástico o progresso genético obtido ano após ano. São fêmeas de alta fertilidade e muito precocidade. Outro ponto a destacar é a rápida deposição de gordura dos animais”, explica o especialista.

O prof. José Bento Ferraz, da USP Pirassununga, reforça que a seleção dos animais Nelore JOP envolve a mais completa avaliação genética, com foco na produção e também na reprodução. “São animais de características únicas e com dados zootécnicos para comprovar seus atributos, além de cumprir o importante papel de refrear a endogamia. São produtos diferenciados, que terão contribuição indiscutível nos mais qualificados plantéis do país”, assinala o professor.

A importação de genética pelo projeto Nelore JOP cumpre papel essencial no processo de redução do risco de consanguinidade do rebanho Nelore do Brasil. O cuidado com a qualidade da genética importada da Índia inclui desde o início os necessários cuidados zootécnicos em termos de respaldo científico e avaliação técnica, inclusive para atender ao rígido protocolo sanitário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que autorizou a importação e contou com apoio da Embrapa, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Essa contribuição com o futuro da pecuária brasileira é representada pelo compromisso dos parceiros do Nelore JOP firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de disseminarem os melhores exemplares nascidos dos embriões importados com os selecionadores de Nelore de todo o país.

O projeto Nelore JOP é composto pelas propriedades Guadalupe, Espólio OT, VRJC José Carlos Prata Cunha, Katayama, Ônix e Zeus.

O Leilão Nelore JOP colocará à venda 265 matrizes, reprodutores, bezerras e bezerros, no dia 15 de maio, a partir das 9 horas, com transmissão pelo Canal Rural. A leiloeira é a Programa Leilões. Mais informações: http://www.nelorejop.com.br, telefone (18) 99695-3617 e e-mail: atendimento@nelorejop.com.br.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: