AgriFutura 2022 destaca relevância das startups no agro do futuro

Compartilhar

O crescimento da produção do agronegócio e a necessidade de ampliar esses números nos próximos anos trazem inúmeros desafios em termos de tecnologia para auxiliar o setor a crescer de maneira otimizada, com sustentabilidade e produtividade.

Nesse cenário, as startups ganham um papel de extrema importância, principalmente por trazerem em sua essência a inovação, por meio de soluções de alta tecnologia para obstáculos enfrentados por produtores rurais, além de movimentar o setor e ditar as novas tendências tecnológicas.

Como forma de dar visibilidade para esses projetos e soluções desenvolvidos por agtechs, foodtech, biotech e fintechs em todo o Brasil, o AgriFutura, evento que será realizado nos dias 12 e 13 de março, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no Instituto Biológico (IB), na capital paulista, será palco para a apresentação dessas inovações e soluções sustentáveis, trazendo para hoje o agronegócio do futuro.

“O evento será um espaço direcionado às startups apresentarem suas inovações e soluções para o agronegócio nacional com o objetivo de auxiliar o setor a seguir crescendo e produzindo alimentos de forma sustentável e com qualidade elevada. Essas empresas são protagonistas no processo de crescimento do agro, pois são peças-chave no desenvolvimento de tecnologias que otimizam e superam os gargalos do setor”, destaca Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Arena e competição de startups

A edição desse ano terá um espaço destinado à apresentação e exposição dessas inovações, com estandes durante os dois dias. “Será um momento de contato com o público, no qual essas empresas poderão mostrar suas ideias e promover a troca de informações com os demais participantes do evento, ampliando, assim, a visibilidade e buscando novos parceiros comerciais”, afirma Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora do Instituto Biológico e gestora do Laboratório de Inovação no Agronegócio da APTA.

O evento também promoverá uma competição, em que as agtechs, foodtech, biotech e fintechs terão um espaço na programação para apresentar seus projetos, ideias e produtos, em formato de pitches para uma banca julgadora, que contará com a participação de diferentes representantes do agro, além de um investidor.

As inscrições para que as startups possam participar do processo de seleção do AgriFutura a fim de pleitear um espaço na programação da competição são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento até o dia 25/02.

Os representantes dos Institutos da APTA, por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), farão a seleção e convidarão os representantes da empresa a apresentar seu projeto nos dias do evento. “Se selecionada, a startup poderá apresentar um pitch para o público, com outras startups e pesquisadores, no palco, mostrando as soluções e vantagens do seu produto/serviço. Ao final do evento, serão selecionados e premiados os três melhores projetos do AgriFutura”, afirma Ana Eugênia.

A programação do evento conta também com a realização do Fórum AgriFutura, uma conferência que apresentará as soluções e ações sustentáveis já existentes e as novas oportunidades, identificadas pelos NITs da APTA e trabalhadas pelos Institutos de Pesquisa, posicionando o agronegócio brasileiro nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, além de ações de degustação de produtos do agro paulista e atrações musicais.

Sobre o AgriFutura

Em sua segunda edição, o AgriFutura é um evento realizado e organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no Instituto Biológico (IB), na capital paulista. O evento terá a participação dos seis Institutos e da APTA Regional e contará com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG).

A primeira edição do evento, realizada em 2018, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas, entre estudantes, produtores rurais, empreendedores e profissionais da área.

Para mais informações sobre o AgriFutura acesse: www.agrifuturaoficial.com.br.

SERVIÇO
AgriFutura 2022

Data: 12 e 13 de março
Local: Instituto Biológico – IB
Informações: www.agrifuturaoficial.com.br


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: