Tecnologia na pecuária e seus benefícios

Compartilhar

A tecnologia é uma necessidade constante ao redor do mundo, e tem afetado também o setor pecuário.
A produção tecnológica vêm sendo cada vez mais valorizada 

Sendo um dos setores mais importantes para a economia atual do Brasil, a agropecuária tem buscado inovações para manter um alto nível de produção e lucros.

A aposta dos produtores é na tecnologia. Com softwares, aplicativos e outros sistemas desenvolvidos, a produção é facilitada, e muitas vezes ampliada, gerando mais renda, um trabalho mais organizado e de melhor qualidade.

Em Junho de 2021,  os custos de produção na pecuária de corte em ciclo completo aumentaram entre 9 e 30%. Segundo a Consultoria Athenagro, os produtores que investem em tecnologia tiveram seus custos elevados em até 33%, o que não significa que a rentabilidade foi menor, já que a produtividade também cresceu.

Além da carne, a pecuária também é o setor responsável pela produção de tecidos como lã e couro. Com uma otimização tecnológica, os indicadores de eficiência do setor chegam a altos níveis.

Tecnologia no campo

O debate sobre a acessibilidade de tecnologia no campo é um ponto muito levantado por alguns pecuaristas que ainda não adotam a ideia de uma produção tecnológica. Porém, o mercado está se atualizando e cada vez mais essa organização da produção é exigida dos criadores.

Alguns recursos oferecidos pela tecnologia podem facilitar o trabalho como algumas atividades relacionadas ao gerenciamento de indicadores, o que permite a medição dos resultados de maneira precisa. Por exemplo, manter o histórico de vacinas dos animais, ter toda a vacinação registrada e organizada digitalmente são dados essenciais.

Além disso, é importante ter fácil acesso à ficha cadastral dos animais, registro de pesagens, cadastro de cobertura, movimentação de lotes e outros importantes dados. Aplicativos multifazendas e multiusuários possuem controle administrativo, permitindo ao criador um acesso completo a todas as informações que precisa para gerenciar sua produção.

Aplicativo Manejo do Portal Agron

Com o objetivo de melhorar a experiência de produção pecuária, o Agron está trabalhando na segunda versão do ‘Manejo’, um aplicativo freemium (gratuito) para controle zootécnico da pecuária de corte.

Essa segunda versão está em fase de teste, e o acesso é livre para quem possuir interesse em fazer parte desses primeiros momentos de desenvolvimento.

O aplicativo oferece diversos recursos para aprimorar o processo de produção e é feito para facilitar o seu dia a dia. 


Compartilhar

One thought on “Tecnologia na pecuária e seus benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: