Ganhos produtivos estão diretamente ligados a manutenções preventivas das máquinas agrícolas

Compartilhar

As máquinas usadas no campo são verdadeiras aliadas para o produtor rural. Desta forma, revisar as máquinas agrícolas eleva a produtividade da lavoura e mantém a durabilidade dos produtos que foram adquiridos com esforço. Afinal, ter um susto de uma máquina quebrada no campo que poderia ser evitado com a inspeção periódica resultará em gasto que vai aumentar os custos de produção.

Por isso, a manutenção preventiva evita esses contratempos e reduz esses gastos. Além do financeiro, as inspeções de prevenção também estão diretamente vinculadas à segurança da operação e do próprio operador, pontos essenciais para um bom funcionamento da propriedade rural.

O coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira reforça que a manutenção preventiva é muito importante porque evita quebras inesperadas, principalmente no período de safra, evitando prejuízos ao produtor. “Além disso, estar com a manutenção da máquina em dia prolonga a vida útil das máquinas e reduz significativamente gastos com manutenção e ganho de produtividade”, comenta Guimarães.

Manutenções Periódicas no Manual de Instruções

Guimarães reforça ainda a importância de, ao adquirir uma máquina agrícola é importante ler o manual do usuário para conhecer as principais informações a respeito do equipamento que será utilizado.

A Agritech, pioneira na indústria brasileira ao fabricar máquinas voltadas especialmente para a agricultura familiar, oferece aos seus clientes uma tabela de Manutenções Periódicas no Manual de Instruções, que devem ser feitas diariamente e são de grande importância para a longevidade da máquina, tais como: fazer a inspeção do nível do líquido de arrefecimento do motor, nível de óleo lubrificante do motor, drenagem do decantador do óleo combustível, verificação do nível de óleo da transmissão e eixo dianteiro, verificação do indicador de restrição do filtro de ar, verificação da calibragem dos pneus, segurança na operação com o trator e uso de EPIs. Quando essas ações são negligenciadas pelo proprietário da máquina geram um desgaste prematuro dos principais componentes do trator.

Vale salientar que, se vencer o prazo estipulado para a revisão de fábrica das máquinas, as peças e produtos perdem a garantia, caso seja preciso realizar algum ressarcimento durante as revisões.

Muitos proprietários de tratores ainda têm certa resistência na hora de mandar suas máquinas para a revisão, pois acreditam que não há problema em trabalhar com o equipamento tendo seus lubrificantes e componentes vencidos. “Sempre orientamos nossos clientes para que realizem as revisões dentro dos períodos estipulados. Frisamos que isso diminui as despesas com manutenções e aperfeiçoa a utilização das máquinas, aumentando a produção agrícola e a vida útil dos equipamentos”, ressalta o Coordenador de Vendas da Agritech.

Sobre a Agritech

A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar. No final de 2014 a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos pela sua fábrica, em Indaiatuba (SP). A Agritech faz parte do Grupo Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba a empresa Agrale S.A.

Para saber mais: www.agritech.ind.br

Siga a Agritech nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/agritechlavrale.1957

Instagram: @agritechlavrale


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: