Starrett apoia projeto “Adote uma Nascente” e prevê plantio de 650 mudas de árvores nativas em Itu (SP)

Compartilhar

Como parte de um amplo projeto de preservação e conscientização ambientais que a Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, tem promovido, está o apoio ao projeto “Adote uma Nascente”, idealizado pela Prefeitura de Itu (SP). A contribuição ao projeto prevê o plantio de 650 mudas. O início desta ação ambiental será feito no próximo dia 11 de dezembro, na Fazenda Santo Antônio, às 8h.

“Em 2021, a Starrett completa 65 anos de Brasil e, para fechar o ano com chave de ouro, faremos o plantio destas mudas de árvores nativas que contribuirão diretamente para o manancial do Córrego dos Gomes, direcionado para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rancho Grande”, afirma o engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Starrett, Rodolfo Della Colletta Garcia. No dia 11 de dezembro os colaboradores da empresa que fazem parte do Grupo de Voluntários da Starrett se reunirão para dar início ao plantio. Participarão também da ação, o presidente da Starrett Brasil, Christian Arntsen, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino.

O projeto “Adote uma Nascente” é realizado no município desde 2017 por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada a partir do reflorestamento das Áreas de Proteção Permanentes (APPs) em nascentes. O objetivo é contribuir de forma direta com o aumento destes espaços. Mapeamentos indicam que a cidade possui apenas 12% de remanescentes de vegetação natural, segundo levantamento realizado pelo Instituto Florestal, compondo um déficit entre 80 e 90% de APPs.

Ações da Starrett

Os últimos anos foram marcados por uma série de práticas que a Starrett já realiza e planeja continuar com mais intensidade, especialmente, com o foco na compensação de carbono gerados pela fábrica brasileira.

Em setembro deste ano, por exemplo, a empresa realizou o plantio de árvores nativas na sua área interna de preservação ambiental, bem como a distribuição de mudas para seus colaboradores. O plantio faz parte da proposta de revitalização de suas áreas verdes com base em um estudo realizado por um engenheiro ambiental especializado em preservação do meio ambiente.

“Esta ação ambiental da Starrett engloba também o projeto que medirá as emissões de gases do efeito estufa referentes às atividades da empresa, propondo a compensação de carbono a partir do plantio de árvores”, explica o técnico de segurança do trabalho da Starrett, Guilherme Villar.

A Starrett também mantém parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (COMAREI) desde 2014 com a contratação de serviços da cooperativa para o descarte correto de todos os seus recicláveis, além de oferecer palestras sobre Segurança do Trabalho, formação da equipe de Brigada de incêndio, entre outras ações. A COMAREI realiza três coletas por semana na empresa gerando mais de 2 mil quilos por mês de resíduos recicláveis.

Sobre a Starrett

A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. No Brasil suas operações começaram em 1956. Hoje, a Starrett conta com fábricas na Carolina do Norte e Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Escócia, China e em Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, tais como lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de precisão e instrumentos de medição. Os produtos Starrett são vendidos em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores atendendo a uma variada gama de segmentos que vai desde ferramentas para a indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais (faça você mesmo!) para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc.

Mais informações, acesse: www.starrett.com.br


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: