Monitoramento de plantas daninhas e carrapatos

Embrapa: Tecnologias para monitorar população de plantas daninhas e carrapatos chegam ao produtor.

Veja também: Novas opções de oleaginosas para produção de biodiesel

Publicidade

Facebook Portal Agron

Uso de drones ou VANTs (veículo aéreo não-tripulado) combinado a softwares tem auxiliado produtor nestas tarefas.

O aumento do uso de drones ou VANTs (veículo aéreo não-tripulado) no setor agropecuário é visível pelos campos brasileiros. Sua versatilidade é uma das principais vantagens, aliada à resposta rápida, detalhamento de imagens, maior precisão de dados e menor tempo na execução das atividades rurais, diz a Embrapa.

Na agricultura, é possível utilizar o equipamento para verificação de falhas de plantio, levantamento de curvas de nível, monitoramento de doenças e pragas, pulverização de defensivos, levantamento de plantas por área, dentre outras possibilidades. Já na pecuária, a contagem de animais, o levantamento de plantas por área, a avaliação do suprimento animal e o monitoramento sanitário são factíveis. Além do uso em aplicações ambientais, como no acompanhamento de focos de incêndios e desmatamento.

Atuando em uma empresa formada e fundada por mulheres, a Agronômica – Projetos e Consultoria Agropecuária, a engenheira agrônoma Jaqueline Alves da Silva ratifica que o uso desses instrumentos “é democrático, sendo possível sua aplicação em qualquer tamanho de propriedade e em várias etapas do sistema produtivo, chegando a diversos setores do agronegócio”.

Para seu manuseio, Silva reforça a necessidade de treinamento específico, com instruções sobre normas e leis, modelos de equipamento, funcionalidades e parâmetros de operação e, sobretudo, “sobre a responsabilidade que é a operação de drones ou VANTs. A oferta de capacitação acompanhou os elevados índices de adoção, mas a responsabilidade de uso se mantém”.

Plantas daninhas

O aporte da agricultura de precisão também chegou para o combate a plantas daninhas. Com equipamentos adequados é possível fazer o controle mecânico somado ao sistema plantio direto de plantas espontâneas. “O equipamento faz o controle sobre a palhada, nas entrelinhas, sem o revolvimento do solo, garantindo cobertura e melhorando a estrutura físico-química do solo, facilitando assim o manejo por parte do produtor”, afirma o agroecólogo Maicon Reginatto, especialista da Gebana Brasil.

Apesar do custo, mesmo adaptado com engrenagens nacionais, Reginatto enfatiza que o benefício se paga, a começar pela redução dos custos e ausência de aplicação de herbicidas para combater as plantas daninhas. Como sugestão, ele indica a compra por associações e cooperativas de agricultores, barateamento o uso desses implementos, otimizando a atividade.

Controle de carrapato

Apesar dos avanços, ainda não há precisão para o controle de carrapatos, por isso o pesquisador Renato Andreotti, da Embrapa (Campo Grande-MS), reforça a opção pelo controle estratégico dos carrapatos em bovinos.

Para a produção familiar, que maneja bovinos para a atividade leiteira e com maior sensibilidade ao parasita, Andreotti aponta que a aplicação do tratamento químico deve seguir uma estratégia, como a época adequada do ano – final do período seco – e utilizar os carrapaticidas nos animais para controlar o carrapato na pastagem. Observações, aparentemente, simples, mas que impactam na propriedade.

O médico-veterinário explica que a eficiência e a eficácia dos produtos passam por retardar a resistência dos carrapatos aos carrapaticidas. Para isso, a Embrapa disponibiliza bioensaios que testam a resistência de determinada população de carrapatos aos produtos, dentro da propriedade rural. Com resultados em mãos, o agricultor familiar pode desenhar a estratégia de controle com mais assertividade.

Essa conclusão foi feita pelos agricultores e estudantes Alexandre Euclides e Allex de Souza de Itaquiraí (MS). “É impressionante também os prejuízos causados pelos carrapatos na pele dos animais e sua capacidade reprodutiva”, alerta Euclides e “como o uso prolongado dos produtos pode piorar a situação da fazenda, sendo necessário o manejo correto para controlar a população”, completa Souza.

Esses três temas estão presentes na edição 2022 da Tecnofam – Tecnologias e conhecimentos para a agricultura familiar – em forma de dinâmicas e oficinas. A feira acontece esta semana em Dourados (MS).

Saiba mais – A Tecnofam é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Unidade da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS). O evento é uma realização de órgãos públicos estaduais e municipais, e de entidades privadas como a Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), o Sebrae/MS, Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados.

O evento conta com apoio da Cooperativa de Crédito Cresol, Cooperativa de Crédito Sicredi, Fundação Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (Sistema OCB/MS) e agencias de apoio ao desenvolvimento da região.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Douglas Carreson

View Comments

Recent Posts

Hoya-carnosa: 6 sinais claros de que a floração vai explodir a qualquer momento

A Hoya-carnosa dá sinais antes de florir. Veja 6 indícios claros de que a floração…

12 horas ago

3 sinais de que o peixe está estressado mesmo com água limpa

Peixe pode estar estressado mesmo com água limpa. Veja 3 sinais comportamentais que indicam desconforto…

13 horas ago

O hábito ignorado na limpeza da gaiola que afeta a saúde das aves

Saúde das aves pode ser afetada por um hábito comum na limpeza da gaiola. Entenda…

14 horas ago

Hera-variegata: 3 ajustes de luz que resgatam o desenho branco das folhas

A hera-variegata perde o branco das folhas por erro de luz. Veja 3 ajustes simples…

1 dia ago

Preço da saca de soja hoje quarta-feira: Veja os valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado hoje quarta-feira em todas as…

1 dia ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade hoje quarta-feira,…

1 dia ago

This website uses cookies.