Gestão eficiente e tecnológica traz ganhos financeiros para os pecuaristas com o app Congado

Aplicativo de gerenciamento Congado facilita a organização e a coleta de dados nas fazendas.

Veja também: O que é o Ágio do bezerro e como calculá-lo?

Publicidade

Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar

A rentabilidade da atividade pecuária se dá por meio de práticas adequadas e com uso de métricas para ajudar a evoluir o negócio. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologiasa serviço dos pecuaristas no auxílio da gestão das tarefas na fazenda, com o objetivo de otimizar recursos e a mão de obra na rotina de cada propriedade.

De acordo com o Gerente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em Campo Grande (MS), Adriano Garcia, a tomada de decisões é o ponto chave para a gestão pecuária. “Na minha avaliação, a tecnologia empregada na área rural tende a ser mais abrangente e mais determinante nas tomadas de decisões. Quanto mais informações armazenadas e estudadas, o pecuarista alcança mais organização e mais lucratividade no seu negócio”.

Nesse sentido, o aplicativo Congado é uma das possíveis adições à rotina na produção de gado de corte. Esse é um sistema gratuito de gerenciamento que otimiza as ações relacionadas ao rebanho e coleta e compila dados zootécnicos dos animais, com o objetivo de gerar maior produtividade e uma melhor relação custo-benefício, potencializando os resultados das fazendas.

“Na atualidade, pecuaristas que não investirem em gestão completa das atividades perdem negócios, rentabilidade e produtividade. Os dados estabelecem todos os parâmetros para a realização de tarefas numa propriedade pecuária e é isso que contribui tanto para a engorda do boi quanto para a eficiência do trabalho de todos os profissionais”, afirma o idealizador do aplicativo, Selmos Gressler.

O desenvolvimento do sistema durou dois anos e recebeu o apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “Todos esses apoios reforçam o nosso compromisso em promover o desenvolvimento da cadeia pecuária tanto em qualidade quanto em resultados financeiros para os produtores”, explica.

Pensado para pecuaristas, consultores e técnicos

O Congado é uma ferramenta indicada para o produtor rural de todos os tamanhos, pequeno, médio ou grande. Porém, técnicos e consultores também se beneficiam dos recursos da tecnologia. “Mostrar ao seu cliente o resultado do seu trabalho, sem ter que ficar horas passando a limpo anotações feitas em caderno trará agilidade ao processo e ganho de produtividade e resultados por conta da tomada de decisões de forma mais assertiva que o aplicativo proporciona”, detalha Gressler.

Aprendizados, controle das tarefas, eficiência produtiva e redução de custos são vantagens e praticidades que o Congado proporciona aos produtores de bovinos de corte. “O aplicativo, além de organizar as informações e manter o controle sobre estoque do gado, pesagens, diagnóstico de gestação, inseminação, vacinação e pasto, permite que o pecuarista, os técnicos e consultores aprendam mais sobre a fazenda, otimizando os processos e aprimorando o gerenciamento das tarefas”, destaca o idealizador.

Vantagens

Quatro áreas principais são contempladas pelo Congado, segundo Selmos Gressler: alto padrão de controle de qualidade na criação de gado, aumento de vendas e oportunidades de negócios, redução de custos com manejo e avaliaçãodo desempenho do rebanho a qualquer momento.

“Uma das principais vantagens é que o pecuarista consegue uma melhor visão sobre os seus negócios, sendo possível identificar com mais facilidade onde se concentram os custos e desperdícios, o que permite elaborar estratégias eficazes para aprimorar o manejo, otimizar a produção e os gastos e aumentar a qualidade do gado. A partir disso, o fazendeiro pode buscar novas oportunidades para comercializar os animais ou até mesmo participar de programas de melhoramento genético”, finaliza.

No momento, o Congado está disponível para donwload na Play Store, loja de aplicativos dos dispositivos Android e, em breve, também será disponibilizado para aparelhos com sistema operacional iOS. O sistema pode ser utilizado mesmo sem acesso à internet, por mais de uma pessoa na mesma fazenda e não possui limite de animais para a contabilização.

A iniciativa possui canais oficiais de suporte por telefone, e-mail e Telegram, ficando à disposição dos usuários sempre que necessário.

Para mais informações, acesse o site do Congado. Imagem principal: Depositphotos.

Douglas Carreson

Recent Posts

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

10 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

10 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

10 horas ago

Ovos e a gema laranja: sinal de qualidade?

Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…

10 horas ago

7 espécies de suculentas essenciais para decorar sua casa

O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…

11 horas ago

Vitamina para queda de pelo em cachorro: como escolher?

O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…

11 horas ago

This website uses cookies.